Notícias

HomeNotíciasNa MídiaReleasesNovembro Roxo: celebrando a vida do prematuro!

Novembro Roxo: celebrando a vida do prematuro!

Novembro Roxo: celebrando a vida do prematuro!

Dia Mundial da Prematuridade
Hoje celebramos as vitórias de crianças prematuras! É uma data importante também para alertar as gestantes da necessidade de seguir toda a rotina do Pré-natal, tanto das consultas, como os exames.
Segundo a Dra. Elaine Moreira, médica neonatologista responsável pela UTI Neonatal da Santa Casa de Itapeva, o índice de prematuridade no Brasil ainda é alto, e uma das causas está relacionada a falta da realização do pré-natal.
“A melhor forma de reduzir a chance de um parto prematuro é realizar um pré-natal adequado para identificar precocemente problemas e tomar as devidas precauções. Para evitar a prematuridade a gestante deve ter uma boa alimentação, não faltar às consultas de pré-natal, evitar quedas, álcool e drogas, que são prejudiciais ao desenvolvimento do bebê.
Estão em maior risco as mulheres que já passaram por um parto prematuro grávidas de gêmeos ou múltiplos ou com histórico de problemas de colo do útero, explica Dra. Elaine.
Outros fatores que aumentam a possibilidade do bebê nascer com menos de 37 semanas de gestação são:
– Uso de drogas;
– Diabetes;
– Hipertensão arterial ou pré-eclâmpsia;
– Infecções do trato urinário;
– Sangramento vaginal;
– Obesidade;
– Distúrbios de coagulação;
– Gestações muito próximas (menos de 6 a 9 meses entre o nascimento de um bebê e nova gravidez).
A UTI Neonatal da Santa Casa de Itapeva conta com equipe multiprofissional altamente capacitada, além de tecnologia de ponta, capaz de evoluir o bebê em sua formação.
Comentários