Notícias

HomeNotíciasReleasesOutubro Rosa

Outubro Rosa

Outubro Rosa

 

Outubro Rosa

Outubro Rosa é comemorado mundialmente como mês de conscientização para o controle do câncer de mama, época de reflexão e busca de maiores informações de como prevenir a doença, pois câncer de mama tem cura.

Neste Outubro Rosa 2020, a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) lança o movimento de conscientização “Quanto antes melhor”. A SBM quer reforçar que há muita vida após o câncer de mama e que o cuidado com a saúde feminina deve ser olhado com atenção, principalmente neste momento em que o rastreamento e o tratamento foram prejudicados e ainda estão sendo retomados por conta da pandemia de Covid-19.

O câncer de mama é a principal causa de óbitos por câncer em mulheres brasileiras estimado em 2020 pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), cerca de 66 mil casos novos. Cerca de 80% dos tumores de mama são descobertos pela própria mulher, o ideal é que a mulher conheça detalhadamente suas mamas, o que facilita a percepção de qualquer alteração, a realização do auto exame é recomendado para todas as mulheres a partir de 20 anos de idade e ele é realizado 7 dias após o início da menstruação e na menopausa se deve escolher 1 dia no mês para fazer.

A partir de 40 anos de idade toda mulher deve realizar anualmente a mamografia, exame que vai permitir a identificação de lesões não palpáveis.

O câncer de mama atinge principalmente mulheres em idade de menopausa 45 a 65 anos, porém em todas as faixas etárias podem aparecer nódulos benignos que devem ser investigados.

A Dra. Laurinda Castellani, médica cirurgiã plástica, integrante da equipe multiprofissional da Unidade do Câncer de Itapeva, afirma “Cerca de 30% de casos de câncer de mama podem ser evitados com hábitos saudáveis, como: praticar atividade física, alimentação de forma saudável, manter o peso corporal adequado, evitar o consumo de bebida alcoólica, amamentação, evitar uso de hormônio sintético como anticoncepcionais e terapias de reposição hormonal”.

E ainda, “temos que orientar as pacientes que o auto exame é apenas a primeira precaução, devendo realizar rotineiramente”.

Como deve ser realizado:

Se posicione na frente do espelho, observe atentamente suas mamas, com braços caídos, coloque as mãos na cintura, fazendo força. Leve suas mãos atrás da cabeça veja se tem algo incomum ambos os lados. Observe o tamanho, posição do mamilo, pressione levemente para ver se sai alguma secreção.

No banho, com a pele ensaboada, leve o braço direito atrás da cabeça e pressione levemente a mama com a mão esquerda, desde a axila até o mamilo, com movimento em espiral, observe algum nódulo ou endurecimento.

 

Também pode realizar deitada, coloque um dos braços atrás da cabeça, com uma toalha dobrada sob o ombro e examinar a mama, fazendo movimentos em espiral desde a axila até o mamilo, procurando alguma protuberância ou nódulo, ambos os lados.

Dra. Laurinda Castellani

Médica Cirurgiã Plástica