Notícias

Santa Casa agora realiza CPRE

Santa Casa agora realiza CPRE

A colangiopancreatografia retrógrada endoscópica (CPRE) é uma técnica que utiliza simultaneamente a endoscopia digestiva e a imagem fluoroscópica para diagnosticar e tratar doenças associadas ao sistema biliopancreático. O CPRE foi realizado com grande sucesso pela equipe de profissionais da Santa Casa de Itapeva

A colangiopancreatografia retrógrada endoscópica ou CPRE é um exame indicado para avaliação diagnóstica e tratamento das doenças que acometem as vias ou canais biliares intra e extra-hepáticos (colédoco) e o canal pancreático principal (duto de Wirsung). As principais manifestações das doenças, que causam lesão nos dutos pancreáticos e biliares, são icterícia (olhos e pele amarelada), dor abdominal, febre e alterações bioquímicas nas enzimas hepáticas e pancreáticas. Esses sinais e sintomas podem ser decorrentes de cálculos e tumores (colangiocarcinoma) biliares, tumores e cistos pancreáticos, pancreatite crônica, doença crônica parenquimatosa do fígado e estenoses (estreitamentos) inflamatórias ou pós-cirúrgicas das vias biliares.

A CPRE é realizada introduzindo-se, pela boca até a segunda porção duodenal, um aparelho flexível com iluminação lateral que permite a introdução de um cateter plástico pelo orifício de abertura desses canais (papila duodenal ou de Vater) a fim de avaliar radiologicamente a anatomia das vias biliares e do ducto de Wirsung, pela administração de contraste radiopaco pelo cateter injetor seguida de radiografias seriadas do abdômen.

Durante o exame, as imagens radiológicas são interpretadas pelo médico endoscopista, que, dependendo do diagnóstico, poderá realizar complementação terapêutica (tratamento), incluindo papilotomia (secção longitudinal da papila e de pequenos músculos (esfincteres)) com bisturi elétrico ou papilotomo; retirada de cálculos com balão extrator ou cesta tipo basket; drenagem de estenoses (estreitamentos) inflamatórias ou tumorais por dilatação com sonda ou por colocação de prótese endoscópica.

Esse procedimento já está disponível na Santa Casa de Itapeva, realizada pelo médico gastroenterologista Dr. Marcelo Cristalli Pacheco da Costa com o apoio de uma equipe de profissionais altamente qualificada e equipamento de tecnologia avançada.

Informações: Setor de Endoscopia da Santa Casa de Itapeva – Rua Santos Dumont, 433. Fone: 15 3521-9500

Fonte: Sociedade Brasileira de Endoscopia