Unidades

HomeUnidadesUnidadesColonoscopia

Colonoscopia

ORIENTAÇÕES SOBRE COLONOSCOPIA

 * Comparecer na Santa Casa de Itapeva, portaria 06, na data e hora marcada, atrasos podem acarretar o cancelamento do exame.

* É obrigatório a presença de 1 (um) acompanhante maior de dezoito (18) anos.

* O termo de consentimento tem que estar assinado pelo paciente ou responsável.

* Trazer exames radiológicos (enema opaco ou colonoscopia) realizados anteriormente.

* Sempre informar em caso de usar marca-passo; de estar gestante ou amamentando.

* Não é recomendável dirigir, andar de moto ou exercer outras atividades após a realização do exame.

ATENÇÃO: A realização inadequada ou não realização do preparo implica, obrigatoriamente, em suspensão do exame.

O que é Colonoscopia? É um procedimento realizado por um médico que consiste na introdução de um tubo flexível, com uma câmera na ponta, pelo orifício anal para examinar a mucosa do cólon (intestino grosso) e o ílio terminal (final do intestino delgado), para pesquisa de alterações como tecido inflamado, úlceras e crescimento anormais, dor abdominal, sangramento no ânus e perda de peso.

O aparelho é submetido a rigorosa desinfecção conforme as normas técnicas exigidas após cada exame, sendo esta uma preocupação constante para se evitar transmissão de doenças infecciosas.

Para que serve a colonoscopia? Ela é realizada para pesquisa de alterações e obtenção de amostra de tecido para biópsia; para avaliar anemia não explicada; para avaliar presença não explicada de sangue nas fezes, diarréia persistente dor abdominal ou anormalidades (como pólipos); para determinar o tipo e extensão de doença inflamatória intestinal; e para acompanhamento de um achado prévio de pólipo, câncer de cólon, ou uma historia familiar de câncer de cólon. Os achados anormais que podem ser encontrados ao realizar o exame são: sangramento gastrointestinal, pólipos, tumores, doença inflamatória intestinal e diverticulite. Os pólipos podem ser removidos durante a colonoscopia.

Quanto Tempo Dura o Exame? É variável, depende do paciente, mas em média tem uma duração de 30 a 60 minutos e assim que o exame termina você deve permanecer em observação por 1 hora para sua completa recuperação.

Complicações: Embora pouco comum, pode ocorrer durante sua realização, tais como: depressão respiratória (apneia) devido à sedação, arritmias cardíacas, reações alérgicas e /ou anafiláticas, aspiração de secreções, pneumonia por aspiração, perfuração de intestino, infecção, abcesso, sangramentos. Tais complicações podem resultar em internação hospitalar e em tratamento cirúrgico. Complicações locais após administração de medicações endovenosas para sedação podem ocorrer, tais como hematomas (manchas roxas na pele), flebite (endurecimento e eventualmente dor na veia que foi puncionada).

Devido a anatomia e a diferença de cada ser humano a resposta de diversos tratamentos, não há como garantir que não haverá riscos ou complicações conhecidas ou não associadas a esse procedimento.

 

PREPARO PARA REALIZAÇÃO DO EXAME

SETE DIAS ANTES: Suspender o uso de medicações anticoagulantes, como warfarina (Marevan® e Coumadin®), clopidogrel (Plavix®, Plagrel® e Iscover®) e ticlopidina (Ticlid®), assim como anti-inflamatórios, ácido acetilsalicílico (Aspirina® e AAS®), com o consentimento e a supervisão do médico solicitante.

NA VÉSPERA DO EXAME:

Preparo Intestinal para realização do exame: Medicamentos: tomar por via oral, 2 (dois) comprimidos do laxante

Dulcolax® (Bisacodil 5 mg) pela manhã às 08h00 e 02 (dois) comprimidos às 16h00.

 DIETA = Cardápio sugerido na véspera do exame.

Café da manhã:
1- Suco de laranja coado e sem semente, água de coco, suco de maçã sem casca coado, limonada, chá, suco à base de soja, bebida isotônica (Gatorade®, Marathon® e Taeq®, entre outras)
2- Pão francês, pão de forma, torrada, bolacha de água e sal, pão sírio, biscoito de polvilho

Lanche da manhã:
1- Suco de laranja coado e sem semente, água de coco, suco de maçã sem casca coado, limonada, chá, suco à base de soja, bebida isotônica (Gatorade®, Marathon® e Taeq®, entre outras)

Almoço:
1- Arroz branco, batata, macarrão, mandioquinha, pão, torrada
2- Caldo de feijão coado, caldo de lentilha coado
3- Frango grelhado, peito de frango assado ou cozido, peixe assado, grelhado ou cozido, ovo cozido
4- Cenoura cozida, chuchu cozido sem casca
5- Picolé de frutas (sem leite), gelatina
Lanche da tarde:
1- Suco de laranja coado e sem semente, água de coco, suco de maçã sem casca coado, limonada, chá, suco à base de soja, bebida isotônica (Gatorade®, Marathon® e Taeq®, entre outras)
2- Pão francês, pão de forma, torrada, bolacha de água e sal, pão sírio, biscoito de polvilho
Jantar:
Dieta sem resíduos (sopa batido no liquidificador, sucos, chás, etc.)
Ceia:
1- Suco de laranja coado e sem semente, água de coco, suco de maçã sem casca coado, limonada, chá, suco à base de soja, bebida isotônica (Gatorade®, Marathon® e Taeq®, entre outras).

 

OBSERVAÇÃO: Evitar sucos de coloração vermelha como: morango, melancia, tomate, ameixa, groselha, beterraba,  etc. Evitar leite e derivados, verduras, grãos, sementes e laranja. Se for tomar algum tipo de suco natural bater no liquidificar e coar com a peneira.

NO DIA DO EXAME É PROIBIDO INGERIR ALIMENTOS SÓLIDOS (EX: PÃO, BOLACHA, BISCOITOS, ETC) BEBA LÍQUIDO A VONTADE: REFRESCOS, GATTORADE E SIMILARES, ÁGUA DE COCÔ, ÁGUA, CHÁS, SUCOS DE FRUTAS OU CENOURA (coados e batidos com água) exceto sucos de coloração vermelha. É  necessário jejum absoluto 03 horas antes do exame.

NO DIA DO EXAME: Se o paciente for Diabético suspender medicamentos ou insulina no dia. Se o paciente for Hipertenso deverá ingerir normalmente os medicamentos.

NO DIA DO EXAME 

Tomar 500 ml de Manitol a 20% + 500 ml de água filtrada + 60 gotas de Luftal (= 1000 ml / 1 litro).

Tomar um copo de 10 em 10 minutos (duração +/- 1 hora). Após Jejum ABSOLUTO ( Não pode beber nem água).

Após esperar que o cólon fique limpo, até que não tenha mais fezes, e sim, somente líquidos de coloração amarelada (duração +/- 3 horas).

Iniciar a colonoscopia (duração +/- 1 hora).

Recuperação pós-exame (duração 1 hora).

OBS.: O paciente permanecerá dentro da instituição para preparo, exame e recuperação , por  no mínimo 03 horas.

 

CUIDADOS E ORIENTAÇÕES  APÓS  O EXAME:
Fazer repouso no restante do dia e ingerir bastante líquidos;
Como o procedimento requer o uso de sedativo, não é possível dirigir automóvel nem outros veículos durante todo o dia após sua realização, assim como executar tarefas que necessitem de atenção, como operar máquinas e manipular objetos cortantes;
Fazer uma alimentação leve e ingerir bastante líquido;
A medicação usada na sedação pode ocasionar um período curto de amnésia;
É possível que a diarréia persista por cerca de 12 horas e em caso de biópsias feitas durante a colonoscopia, podem aparecer estrias sanguinolentas nas fezes.