Unidades

HomeUnidadesUnidadesHemodiálise

Hemodiálise

A Santa Casa de Misericórdia de Itapeva, conta com 20 equipamentos modernos que estão à disposição da população, sendo que uma máquina é reservada para substituição no caso de manutenção ou avaria, garantindo assim o bom atendimento que vem sendo prestado aos pacientes em tratamento.

O que é Hemodiálise

  • Terapia de substituição da função renal para pacientes portadores de Insuficiência Renal Aguda ou Crônica. A Hemodiálise é um processo de filtração do sangue onde ocorre a retirada de toxinas e água acumuladas no organismo. Na Santa Casa de Misericórdia de Itapeva a hemodiálise para pacientes crônicos é oferecida nos turnos da manhã, tarde e noite e é realizada três vezes por semana.
  • É feita com a ajuda de uma máquina e um dialisador (capilar ou filtro). Durante a diálise, parte do sangue é retirado, passando através da linha arterial do dialisador é filtrado e retorna ao paciente pela linha venosa através de uma fístula artério-venosa.Atualmente, os dialisadores são confeccionados com material biocompatível,reduzindo assim, o risco de reação de sensibilidade ao paciente. A Santa Casa de Itapeva no momento conta com 20 máquinas modernas de proporção para realização de hemo-diálise.
  • Os pacientes em hemodiálise, muitas vezes, necessitam de medicamentos que requerem cuidados especiais em sua administração. Os medicamentos para o controle da pressão arterial, chamados anti-hipertensivo, são frequentemente utilizados e devem ser tomados diariamente, por pacientes com pressão elevada. Porém, alguns pacientes apresentam freqüentemente queda da pressão arterial (hipotensão) durante a hemodiálise, e podem ser dispensados do uso do anti-hipertensivo no dia da sessão de hemodiálise.
  • O rim também produz vários hormônios e a diálise isoladamente não os repõem, motivo pelo qual os pacientes freqüentemente precisam tomar comprimidos ou injeções com calcitriol e medicamentos necessários para evitar ou tratar a anemia que podem ser usados durante ou logo após a sessão de hemodiálise, eritropoetina e o ferro endovenoso.
  • Lembre-se: Seu médico é quem determina a quantidade de hemodiálise que você precisa, de acordo com o estado de atividade de seu corpo, da sua alimentação e ingestão de líquidos. O objetivo do tratamento é que você esteja sempre se sentindo bem, bem nutrido, livre de inchaços, com a pressão controlada e com os exames de sangue mostrando quantidades aceitáveis de potássio, uréia, etc.

Por: Dra Kelly Shantal Custódio Silva - CRM: 104.877
Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Nefrologia