Ultrassom

O ultrassom, é um método de imagem que utiliza ondas sonoras e o princípio do eco para a obtenção das imagens. Pode-se avaliar órgãos internos, tecidos, rede vascular e fluxo sanguíneo do paciente. O exame ultra sonográfico pode ser utilizado no diagnóstico e em alguns casos na ajuda no tratamento de doenças bem como em procedimentos cirúrgicos especializados. Algumas das aplicações do ultra-som são: exames do abdomem (fígado, vesícula biliar, pâncreas, baço, bexiga, etc), pélvico ginecológico (útero, endométrio e ovários), obstetrícia (avaliação do embrião ou do feto), urologia (rins, bexiga, próstata, etc), mama, tiróide, músculo-esquelética (ex: ombro, cotovelo, joelho, punho, etc.), vasos sanguíneos (artérias e veias), cardiologia (coração), etc.

A formação das imagens no ultra som é feita ao mesmo tempo que o exame é realizado.

O ultrassom é habitualmente não invasivo e não envolve nenhum tipo de radiação.

Como deve o paciente preparar-se para um exame de ultrassom?

Depende do tipo de exame a ser realizado há uma preparação para que possa ser realizado com a melhor qualidade, que vão desde dieta laxativa, jejum, ingestão de água para enchimento da bexiga, etc.

O que deve ocorrer ao paciente durante um exame de ultrassom?

A maioria dos pacientes não sofre desconforto durante o exame de ultrassom. Uma pequena quantidade de gel (gelatina) é aplicada sobre a superfície da pele para remover o ar e permitir a transmissão de ondas sonoras através do corpo. O aparelho (transdutor) é movimentado lentamente ao longo da superfície da pele aplicando-se uma compressão constante. Existe ainda transdutores especiais para o estudo de cavidades internas e estes são inseridos nas cavidades do corpo permitindo uma melhor avaliação de órgãos como ovários e útero (endovaginal) ou próstata e vesícula seminal (endoretal).

Dicas para o paciente:

  • Vista uma roupa confortável;
  • Crianças pequenas no local do exame podem atrapalhar;
  • Siga todas as instruções dadas pelo médico;
  • Evite comer ou ingerir bebida com gás antes do exame abdominal porque isto provoca gases dando preferência para a ingestão de água.

Como o exame de ultrassom é utilizado na gravidez ?

Durante o primeiro trimestre - a partir de 7 a 8 semanas - já é possível visualizar o embrião e atestar sua vitalidade. Podendo ser realizado nessa fase o exame via endovaginal. Durante o segundo trimestre da gravidez, seu período intermediário, uma pesquisa anatômica do feto é realizada e cada aspecto da anatomia fetal é examinado, medido e documentado. No terceiro trimestre temos uma visão clara da anatomia (face, órgãos internos, coração e etc) que auxiliam decisões sobre os procedimentos durante o parto.

Por: DR. CÉSAR CERQUEIRA MIZOBUCHI - CRM: 87.902