Institucional

HomeInstitucionalHistória da Santa Casa

História da Santa Casa

No final do século XIX, mais precisamente no ano de 1896, alguns cidadãos faxinenses entre eles Dona Luiza Marcondes e seu marido Francisco Marcondes Rezende resolveram fundar uma Santa Casa de Misericórdia em Faxina, antiga denominação da cidade de Itapeva.

Três anos mais tarde, no dia 20 de maio de 1899 foi redigida a Ata para a fundação da Santa Casa de Misericórdia de Faxina. Somente no dia 10 de junho de 1899 foi escolhida a primeira diretoria que nomeou como o 1º Provedor o Cel. Crescêncio Ferreira de Melo, um dos fundadores da Instituição.

Inicialmente funcionava na antiga Rua Paissandu, 30, hoje Rua Mário Prandini, 360. Da acanhada e inadequada instalação inicial a Santa Casa se transferiu, anos depois, para um dos prédios mais amplos da época, situado na esquina entre a Av. Cel Acácio Piedade e Rua Mário Prandini. Por ali permaneceu até o dia 12 de outubro de 1919, quando foi inaugurada, com uma grande festa, o novo prédio que hoje funciona a atual Santa Casa.

Durante muito tempo a Santa Casa encontrou enormes dificuldades em manter-se funcionando. Do fechamento, por falta de recursos, em 1904, do atendimento a luz de velas e lampião por 10 anos ao incêndio ocorrido em 1943 que a transformou em ruínas, a Santa Casa vem lutando, ano após ano, para manter sempre presente à chama misericordiosa a que foi designada.

Confira as fotos das fachadas:

Ano 1900 - 1ª Santa Casa de Misericórdia de Faxina
Ano 1900 – 1ª Santa Casa de Misericórdia de Faxina
Ano 1919 - Prédio Construido para Santa Casa de Misericórdia de Faxina
Ano 1919 – Prédio Construido para Santa Casa de Misericórdia de Faxina
Ano 2011 - Prédio Atual da Santa Casa de Misericórdia de Itapeva
Ano 2011 – Prédio Atual da Santa Casa de Misericórdia de Itapeva