Urgência/Emergência

HomeUrgência/EmergênciaQuando Usar o Pronto Socorro

Quando usar o Pronto Socorro?

Use Corretamente o Pronto Socorro

  1. Você sabia que a cada dez pessoas que procuram o PS, em média, seis não são casos de urgência?
  2. Você sabia que esses casos podem ser atendidos com hora marcada em consultórios e postos de saúde?
  3. Você sabia que esses seis casos são responsáveis pelo aumento do tempo de espera causado aos que precisam ser atendidos com urgência?
  4. Você saiba que casos mais graves demandam grande tempo da equipe de atendimento e necessitam de mais atenção?
  5. Você sabia que o número exagerado de acompanhantes no PS causa a sensação de superlotação e aumenta o risco de contaminação?
  6. Você sabia que o PS não é o lugar correto para solicitação de exames e trocas de receitas, atestados de saúde e outros procedimentos que não sejam de urgência?
  7. Você sabia que após passar por consulta nos Postos de Saúde, caso necessite de diagnósticos mais precisos, haverá o encaminhamento para o AME Itapeva (Ambulatório Médico de Especialidades), que dispõe de uma estrutura completa para atendimento médico? E você sabia que esse encaminhamento só pode ser feito através dos Postos de Saúde?
  8. Você sabia que discussões e tumultos geram estresse e insatisfação em todas as pessoas no ambiente de atendimento?
  9. Você sabia que a Santa Casa está sempre em busca de novas metodologias para melhorar o PS, mas para isso funcionar a população também deve fazer a sua parte, buscando o serviço somente em casos de Urgência ou Emergência?
  10.  Você sabia que a sua atenção e a divulgação dessas informações podem ajudar a Santa Casa a melhorar a cada dia mais os serviços do Pronto Socorro?

Assessoria de Comunicação da Santa Casa de Misericórdia de Itapeva
Jornalista Responsável: Claudia de La Rua - MTB 34.796