HomeNotíciasReleasesA Santa Casa de Misericórdia de Itapeva completa 114 anos!

A Santa Casa de Misericórdia de Itapeva completa 114 anos!

Coral da Santa Casa se apresenta durante a Missa pela celebração de aniversário

Atendendo uma população de quase 300 mil habitantes e 14 municípios de toda a nossa região, a Santa Casa, ao longo de sua história, já passou por inúmeras dificuldades. Enfrentou um incêndio, em 1943, que destruiu parte de seu prédio. Mas, com o esforço e apoio de toda a população conseguiu reerguer sua estrutura e atualmente é o hospital mais importante do Sudoeste Paulista, oferecendo serviços de baixa, média e alta complexidade.

No último ano a Santa Casa passou a oferecer novos serviços para a população: Ressonância Magnética, Hemodinâmica e, recentemente, novas instalações para a Maternidade, atendendo exclusivamente pacientes do SUS. Em breve, a Santa Casa dará início à construção de novo prédio que abrigará a Unidade de Oncologia, para tratar pacientes com câncer.

Na última segunda-feira, dia 10, a Instituição comemorou a data com uma missa, que contou com a participação do coral da Santa Casa. “Saber que estamos conseguindo sobreviver – e até crescer – em meio a grande crise vivida pela maioria dos hospitais filantrópicos, já é uma vitória. Nosso hospital, no passado, já realizou procedimentos cirúrgicos à luz de velas, em função da queda da energia elétrica e a falta de gerador. Hoje, ao contrário, dispõe de um Centro Cirúrgico com seis salas equipadas com o que há de mais avançado em termos de tecnologia hospitalar. São evoluções grandiosas que, para quem conhece a história da Santa Casa, é impossível não se emocionar”, disse.

Mesmo com o crescimento que a Santa Casa demonstra ao longo de sua existência, muitos outros desafios ainda estão por vir, dentre eles devemos ressaltar a importância fundamental do custeio desses importantes serviços oferecidos aos pacientes do SUS, que representam 80% dos atendimentos prestados pela Santa Casa, que infelizmente é subfinanciado pelos gestores, estadual e municipais de saúde da região.