HomeNotíciasReleasesAlckmin anuncia Oncologia para Santa Casa

Alckmin anuncia Oncologia para Santa Casa

Em visita à região, o Governador Geraldo Alckmin anunciou medidas em benefício à instituição

“A prioridade para qualquer hospital sobreviver não é a construção de prédios, mas sim custeio. Vamos apoiar a Santa Casa de Itapeva, aumentando sua resposta cirúrgica para, assim, atender também a demanda do AME. Também vamos implantar um núcleo de oncologia na Santa Casa, além de aumentar os repasses do Pró-Santa Casa”, disse Geraldo Alckmin durante seu discurso na plenária do Governo Presente, ocorrido no Itapeva Clube, na última sexta-feira.

Esses anúncios fazem parte das solicitações feitas pela diretoria da Santa Casa, que reivindica o aumento do repasse do programa Pró-Santa Casa (auxílio mensal fixo para compensar o déficit que essas instituições têm com a tabela de procedimentos do SUS, definida pelo Ministério da Saúde) para subsidiar o déficit operacional dos serviços de urgência e emergência. Atualmente, o setor atende 300 mil habitantes, dos 15 municípios da região, mas somente a prefeitura de Itapeva realiza um repasse mensal de R$ 200 mil. A unidade de Urgência e Emergência tem um custo mensal estimado em R$ 650 mil.

“Quanto aos serviços de oncologia, a Santa Casa apresentou um projeto que prevê a construção da unidade, equipamentos e recursos para implantação do serviço, uma vez que temos condições técnicas para atender esse projeto, uma das grandes necessidades e anseios da nossa região”, explica o superintendente da Santa Casa, Aristeu de Almeida Camargo Filho. A assessoria do governador ainda não anunciou detalhes, como o valor que será investido, nem o prazo, mas reafirmou que a parceria será efetivada com a Santa Casa.

Como dito pelo governador, o custeio é quesito fundamental para a sobrevivência dos hospitais filantrópicos. Nesse sentido, a Santa Casa solicitou novamente a liberação das Autorizações de Internações Hospitalares (AIH) represadas por conta do limite imposto pelo teto físico e financeiro, que impede a entidade de receber um milhão e meio de reais por atendimentos já realizados por meio do SUS.

Governo Presente

O Governo Presente é uma ação conjunta de diversos órgãos do Estado e que leva uma série de benefícios para toda a região onde é realizado. A iniciativa promove encontros com a comunidade do interior do Estado.

Assessoria de Comunicação da Santa Casa de Misericórdia de Itapeva
Jornalista Responsável: Claudia de La Rua – MTB 34.796