HomeNotíciasReleasesAlunos do Curso Técnico em Enfermagem do Minas recebem orientações sobre o PGRSS

Entre vários objetivos do PGRSS, estão: proporcionar o manejo adequado dos resíduos hospitalares, assegurar a saúde dos funcionários e a qualidade do meio ambiente.

Na última semana, a gerente do Serviço de Nutrição e Dietética da Santa Casa de Itapeva, que também gerencia a produção de resíduos, Gesele Antunes P. Camargo esteve na ETEC Dr. Demétrio Azevedo Júnior (Escola de Minas), para falar sobre o Programa de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde – PGRSS.

Segundo Gesele, a Santa Casa de Itapeva possui um PGRSS atuante que diz o que deve ser feito e como deve ser feito com os resíduos desde o início, na sua geração, até o seu descarte final, ou seja, sua completa inutilização.“A produção de resíduos é proporcional ao crescimento da Instituição e ao crescimento do número de colaboradores. O descarte adequado além de ser obrigado pelos órgãos reguladores: ANVISA, CONAMA e NR 32, se fazem necessário porque diminui os riscos de acidentes dos profissionais envolvidos na sua manipulação e consequentemente, minimiza o impacto ao meio ambiente” diz.

A Santa Casa implantou o PGRSS para gerenciar os resíduos provenientes de seus serviços, contemplando os aspectos referentes à geração, segregação, acondicionamento, coleta interna, armazenamento, transporte, tratamento e destinação final, bem como os aspectos relativos à proteção à saúde pública e a segurança ocupacional do pessoal envolvido nas etapas do gerenciamento dos resíduos.

Para a coordenadora do Curso Técnico em Enfermagem da ETEC Dr. Demétrio Azevedo Júnior, Margot Brun Vinhas, a palestra visa preparar os alunos que estão atuando como estagiários dentro da Santa Casa. “Nós acreditamos ainda que, ao concluir o curso podem ser um futuro colaborador do Hospital, e são informações importantíssimas para o profissional de saúde que trabalha ou que venha a trabalhar na Santa Casa”, comenta.

De acordo com a coordenadora Margot, a palestra também faz parte do cronograma em comemoração aos 25 anos do Curso Técnico em Enfermagem da Escola do Minas, como é mais conhecida. “Em 2014 iremos comemorar bodas de prata do curso. E gostaria de aproveitar este espaço e fazer um agradecimento especial à Santa Casa de Itapeva, que sempre apoiou o curso Técnico em Enfermagem do Minas e acolhe os nossos alunos com muito respeito. Para nós é um orgulho fazer o convite a Gesele para ministrar essa palestra, ela é nossa ex-aluna e hoje atua como gerente na Santa Casa” destaca Margot.