Notícias

HomeNotíciasReleasesCENTRO CIRÚRGICO DA SANTA CASA ESTRÉIA COM CESARIANA

CENTRO CIRÚRGICO DA SANTA CASA ESTRÉIA COM CESARIANA

A primeira cirurgia realizada no novo Centro Cirúrgico da Santa Casa foi uma cesariana. O parto aconteceu na segunda-feira (13) às 8h10, quando nasceu um menino pelas mãos do Dra. Vera Abud e Dr. Amaury Moreira. Outras cirurgias também foram realizadas com sucesso na estréia do novo bloco operatório.

O centro cirúrgico da Santa Casa foi inaugurado no dia 10 de junho, data em que a instituição completou 112 anos. Com isso, o novo bloco do hospital está completo. No piso térreo funciona a Hemodiálise e a Pediatria. No primeiro pavimento: UTI Adulto e Neonatal. O segundo pavimento abriga o novo Centro Cirúrgico. No terceiro fica a Clínica Cirúrgica e no quarto pavimento os Apartamentos.

De acordo com o superintendente da Santa Casa, Aristeu de Almeida Camargo Filho, o Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria Estadual de Saúde, liberou um total de R$ 300.000,00 para equipar o Centro Cirúrgico, cujo projeto original aprovado pela Secretaria definiu como necessário um montante de R$ 2.400.000,00 para as dez salas. “Mesmo considerando insuficientes os recursos destinados, a Diretoria da Santa Casa foi em busca de alternativas a fim de colocar a unidade em operação. Para tanto, fez empréstimos bancários e contatos com setores da nossa comunidade possibilitando a obtenção de outros materiais e equipamentos, como foi o caso da aquisição de um conjunto de anestesia, de custo elevado, doado por um empresário do município”, afirma Aristeu.

Das dez salas cirúrgicas existentes na unidade, cinco já estão em pleno funcionamento. As demais serão equipadas de acordo com a demanda, ou tão logo a Secretaria Estadual de Saúde disponibilize o restante da verba destinada para ao Centro Cirúrgico. “Estimamos atingir 400 cirurgias/mês. Para tanto é necessário o incremento do teto físico e financeiro por parte do SUS, além dos investimentos que temos realizado”, explica Aristeu.

O Centro Cirúrgico antigo continua em funcionamento, realizando partos normais. Em breve, a unidade será desativada para reforma, quando será transformado em Centro Obstétrico, adotando os mesmos padrões tecnológicos e físicos do novo bloco Cirúrgico.

Assessoria de Comunicação da Santa Casa de Misericórdia de Itapeva
Jornalista Responsável: Claudia de La Rua – MTB 34.796