HomeNotíciasReleasesComunidade participa da gestão da Santa Casa de Itapeva

Comunidade participa da gestão da Santa Casa de Itapeva

Aconteceu na última quarta-feira, mais uma reunião do Conselho Gestor de Saúde, o CGSUS, nas dependências da Santa Casa de Itapeva. O grupo, composto por representantes da comunidade, de funcionários do Hospital e da Secretaria Municipal da Saúde, reúne-se uma vez ao mês para discutir oatendimento prestado ao usuário. São pessoas escolhidas pela própria sociedade, por meio de processo eleitoral, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde.

Esse grupo tem a finalidade de planejar, avaliar, fiscalizar e controlar a execução das políticas e ações de saúde, que dizem respeito à prestação serviços aos pacientes que utilizam o SUS. Durante os encontros, os conselheiros locais se reúnem com membros da Santa Casa e com a Diretora Técnico-Administrativa Vanda Vitoria Carneiro de Santana, e colocam em pauta os assuntos sugeridos.

Para o funcionário público estadual Oswaldo Melo Graciliano, ser membro do CGSUS permite representar os interesses da comunidade. “Sinto-me honrado em fazer parte deste conselho e poder defender os interesses da comunidade usuária do Sistema Único de Saúde (SUS)”, comentou.

Esse sentimento de poder ajudar ao próximo também é compartilhado pela cabeleireira Marlene Moraes Maciel. “Estamos aqui dedicando nosso tempo a uma luta coletiva. Através do meu interesse e questionamentos estou aqui representando toda a população que utiliza o SUS, defendendo seus direitos pela integralidade à saúde. É preciso que as pessoas se sensibilizem nesse sentido e tenham consciência de que todos somos usuários do SUS, mesmo que tenham plano de saúde”, desabafa Marlene.

Em cada reunião realizada na Santa Casa, os conselheiros discutem uma pauta sugerida pelos participantes. Dessa forma, a Santa Casa, na medida do possível estabelece melhorias aos seus serviços. “Nós somos muito respeitados pelos gestores da Santa Casa. Quando trazemos denúncias, reclamações ou problemas somos atendidos. Claro que dentro dos limites possíveis e permitidos pelo sistema”, afirma Marlene.

Como foi implantado o CGSUS

Por meio da Lei municipal n°. 2845/09, que dispõe sobre a gestão democrática e participativa no município de Itapeva, através da criação dos conselhos gestores das Unidades, Serviços e prestadores de serviços ao SUS – CGSUS, em 2009 foi realizada a eleição dos membros que atualmente representaram o CGSUS em todas as Unidades de Saúde do município, na Santa Casa de Misericórdia de Itapeva e na APAE.

O CGSUS tem a participação de usuários, trabalhadores e gerentes. A escolha dos usuários foi através do voto. Para serem eleitos os representantes de usuários tiveram de se inscrever. Para votar, o usuário teve que apresentar o título de eleitor.

Os CGSUS tem composição tripartite, com no mínimo oito e no máximo dezesseis membros efetivos e o mesmo número de suplentes, sendo 50% de representantes de usuários, 25% de representantes dos trabalhadores da saúde e 25% de representantes da direção da Unidade. Os CGSUS tem caráter permanente e deliberativo. O mandato dos integrantes dos CGSUS é de dois anos, sendo permitida uma única recondução. As funções dos membros dos Conselhos Gestores não são remuneradas, sendo suas atividades consideradas de relevante interesse público.

Assessoria de Comunicação da Santa Casa de Misericórdia de Itapeva

Jornalista Responsável: Claudia de La Rua – MTB 34.796