HomeNotíciasReleasesDiretores da Santa Casa esclarecem dúvidas de vereadores na Câmara Municipal

Diretores da Santa Casa esclarecem dúvidas de vereadores na Câmara Municipal

Na última sexta-feira, 25 de março, Aristeu de Almeida Camargo Filho e Vanda Vitoria Carneiro de Santana, respectivamente, Superintendente e Diretora Técnico-Administrativa da Santa Casa, participaram de reunião realizada na Câmara Municipal de Itapeva, juntamente com o Secretário Municipal de Saúde, Marco André Ferreira D´Oliveira, para esclarecer questões relacionadas aos serviços que o município contrata do hospital.

“A Santa Casa, durante todos esses anos, continuou internando pacientes do SUS mesmo ultrapassando o teto contratado pelo município. Porém, o déficit dessa conta sempre ia parar na prateleira, pois quando o teto é ultrapassado a Santa Casa não recebe por isso. Atendemos todos os pacientes da região, mas não recebemos ajuda de outros municípios. Com isso, acabamos tendo que adquirir empréstimos bancários para poder zerar essa conta”, explica Aristeu.

Com a redução do teto para 838 AIH´s (Autorização de Internação Hospitalar), um acordo entre a Santa Casa e a Secretaria de Saúde normatizou o processo de internação. “Antes muitos médicos realizavam consultas em seus consultórios particulares e depois faziam a internação do paciente para exames e procedimentos cirúrgicos por meio do SUS. Com a normatização, isso não será mais possível, uma vez que as cirurgias eletivas terão que passar pela Central de Regulação de Vagas”, esclarece Aristeu.

Essa medida, segundo o Secretário de Saúde, também visa regularizar a fila por quem aguarda uma vaga para internação. “Da forma como estava sendo feito antes, os pacientes que passavam pelos consultórios particulares acabavam passando na frente daquelas que estavam inscritas na Central de Regulação de Vagas, e isso não é correto”, afirma Marco André.

Oncologia

Com relação às notícias que circularam na imprensa sobre a oncologia, Aristeu informou que no contrato que a Santa Casa dispõe com o município não há serviços que envolvam procedimentos oncológicos, pois o hospital não é credenciado para prestar tal atendimento. “É a Secretaria Municipal de Saúde que mantém um contrato ambulatorial com um médico oncologista. Para dar suporte aos pacientes que realizam tratamento de quimioterapia e apresentam reações, o secretário liberou uma quota de até cinco internações mensais, que serão destinadas a esses casos. Porém, também devem passar pela Central de Regulação de Vagas. É importante frisar que essas internações não são para tratamento de oncologia, mas sim para outros males relacionados à doença”, esclarece Aristeu.

O novo teto será analisado durante três meses. “Sei que 838 AIH´s não são suficientes. Porém, para aumentarmos o teto, precisamos de aprovação do Ministério da Saúde”, disse Marco André. Após esse período, a diretoria da Santa Casa se reunirá novamente com o Secretário com a finalidade de avaliar os resultados e fazer os ajustes necessários ao atendimento da população.

Assessoria de Comunicação da Santa Casa de Misericórdia de Itapeva
Jornalista Responsável: Claudia de La Rua – MTB 34.796