HomeNotíciasReleasesEnfº Fabio Corazza faz curso de Suporte Avançado em Cardiologia

Enfº Fabio Corazza faz curso de Suporte Avançado em Cardiologia

O Pronto Socorro da Santa Casa de Itapeva está sempre buscando o aperfeiçoamento profissional de seus colaboradores, com a finalidade de prestar atendimento cada vez melhor à população.

O enfermeiro Fábio Corazza, que atua na unidade acaba de concluir um importante curso de Suporte Avançado em Cardiologia focado na urgência e emergência. Em entrevista, ele conta sobre o assunto.

Imprensa: Fabio, onde foi realizado esse curso e em qual instituição?

Fábio: Foram dois dias de curso, realizados no Instituto Dante Pazzanese, de São Paulo. O conteúdo do curso é baseado nas diretrizes daAmerican Heart Association, que é a associação internacional de Cardiologia.

Imprensa: Que conteúdo o curso aborda?

Fábio: Aborda o atendimento de pacientes que chegam ao Pronto Socorro com doenças cardiológicas. Ele capacita o profissional a identificar os sintomas e a prestar os primeiros socorros de forma eficiente, antes mesmo que esse paciente seja levado à sala de emergência. Como enfermeiro adquiri mais segurança e experiência para observar o quadro clínico do paciente.

Imprensa: Como esse curso melhora a sua atuação no Pronto Socorro?

Minha atuação melhorou muito, pois identifico com facilidade e rapidez o que o paciente está apresentando, como, por exemplo, uma parada cardiorrespiratória, palpitação, arritmia, entre outros sintomas. Esse conhecimento possibilita um monitoramento mais adequado, com procedimentos corretos a cada caso.

Imprensa: Isso certamente melhora o atendimento prestado aos pacientes. Já teve alguma experiência diferenciada após o curso?

Fábio: Em apenas uma semana após a realização do curso, já atendemos três casos de pacientes com arritmia e um caso com parada cardiorrespiratória. Nesses quatro casos conseguimos reverter o paciente. Três deles foram para casa e um deles ficou na UTI, mas se recuperou bem.

Assessoria de Comunicação da Santa Casa de Misericórdia de Itapeva
Jornalista Responsável: Claudia de La Rua – MTB 34.796