HomeNotíciasReleasesGovernador Geraldo Alckmin assina convênio que garante auxílio à Santa Casa de Itapeva

Na última sexta-feira, 07, o provedor, professor Augusto Rios Carneiro assinou ao lado do Governador Geraldo Alckmin, um convênio com a Secretaria de Estado da Saúde, incluindo esta Santa Casa no programa Auxílio Financeiro às Instituições Filantrópicas – Santas Casas SUStentáveis.

Segundo o superintendente da Santa Casa de Itapeva, Aristeu Almeida de Camargo Filho, este projeto bancado pelo Governo do Estado de São Paulo tem por objetivo contribuir para o desenvolvimento de um parque hospitalar de referência no Estado de São Paulo, capaz de prestar serviços de saúde de qualidade e resolutivos, que atendam as necessidades e demandas da população, em especial aquelas encaminhadas pelo setor de regulação do acesso e integrar as redes de saúde no Estado.

O valor, relativo ao novo programa de auxílio às santas casas e hospitais filantrópicos do Estado de São Paulo, corresponde 70% a mais em relação aos recursos que o hospital recebe do SUS (Sistema Único de Saúde). “Nós temos um grave problema de financiamento que é causado pela não correção da tabela SUS, fazendo com que muitos hospitais deixem de atender quem mais precisa”, afirmou o governador.

Para o provedor da Santa Casa, Professor Augusto Rios Carneiro é uma satisfação recepcionar, o Governador Geraldo Alckmin que vem contemplar não só Itapeva, mas toda a região através de um programa inédito e nunca antes bancado pelos Gestores Públicos da Saúde.

“Trata-se de um projeto específico de auxílio financeiro às Instituições Filantrópicas, denominado: Santas Casas SUStentáveis, pelo qual são classificadas 117 Instituições no Estado de São Paulo, sendo a nossa Santa Casa uma das eleitas como Estruturante, apta a realizar procedimentos terciários – de média e alta complexidade, ampliando consideravelmente os serviços de saúde oferecidos aos pacientes SUS desta região, conhecida pela sua carência e pelos índices desconfortáveis do IDH”, destaca Sr. Augusto.

Em 2014, as santas casas e hospitais filantrópicos de todo o Estado irão receber R$ 535 milhões extras em recursos da Secretaria da Saúde, o que representa o dobro em relação ao auxílio encaminhado nos últimos anos. Para definir os novos valores, a pasta classificou as santas casas em três tipos: os hospitais estruturantes, que são aqueles de referência em atendimentos complexos, como cirurgias cardiovasculares e torácica, hemodiálise e neurocirurgias; os hospitais estratégico, de médio porte, que servem como retaguarda aos estruturantes, e os hospitais de apoio, que são os de pequeno porte.

“É um projeto valioso e que com certeza oferecerá condições para que os hospitais elencados possam efetivamente prestar serviços indispensáveis aos seus pacientes. Por isso, queremos publicamente manifestar os nossos agradecimentos ao Governador Geraldo Alckmin e ao Secretário de Estado da Saúde, Dr. David Uip e sua equipe, idealizadores desse projeto, pela indicação da Santa Casa de Itapeva. Estejam certos de que caminharemos juntos para amenizar as deficiências de saúde da nossa região”, completa Aristeu.