Notícias

HomeNotíciasReleasesMamografia da Santa Casa agora é digital

Mamografia da Santa Casa agora é digital

Mamografia da Santa Casa agora é digital

 Mamografia da Santa Casa agora é digital

A tecnologia no setor de saúde avança a passos largos e proporciona benefícios aos profissionais e aos pacientes. A Santa Casa de Itapeva acaba de investir em um novo equipamento de mamografia digital. Mais moderno e eficiente, permite uma visualização mais detalhada da mama em menos tempo de exposição à radiação.

De acordo com o radiologista, Dr. Hélio Tadashi Noche, o novo equipamento apresenta sensível melhora nas imagens. “Podemos utilizar vários recursos para auxiliar melhor os achados mamográficos, como aumentar e diminuir as imagens, clarear ou escurecer, variar a janela, fazer a inversão da imagem, medições, entre outros detalhes que as tornam mais nítidas às interpretações”, explica.

A mamografia digital dura poucos minutos e permite uma visualização melhor de toda a mama, sendo mais confortável que a mamografia convencional. Segundo Luciane Pacheco, gerente do setor de Tecnologia da Informação da Santa Casa, a mamografia digital é feita da mesma forma que a convencional, porém com algumas vantagens. “O equipamento proporciona maior quantidade de informação por imagem e obtenção de imagem em tempo quase real (10s após a exposição); redução do tempo utilizado para realização de exames; doses mais baixas de radiação e redução na repetição de exames quando ocorre alguma dúvida no diagnóstico. As imagens ainda podem ser realçadas para visualização de mudanças nas estruturas dos tecidos das mamas”, explica.

Quando é necessário fazer uma mamografia?
De acordo com o médico ginecologista, Dr. Fabiano Rodrigues, a mamografia deve ser realizada anualmente, a partir dos quarenta anos nas mulheres sem histórico familiar de câncer de mama, podendo iniciar mais precoce para as mulheres de risco.  “Quem tem histórico familiar deve iniciar a mamografia aos trinta e cinco anos ou cerca de dez anos antes do parente de primeiro grau que teve câncer de mama”, explica.

Para que serve a mamografia?
Dr. Fabiano: A mamografia é um exame de diagnóstico por imagem, que tem como finalidade estudar a glândula mamária. Esse tipo de exame pode detectar um nódulo, mesmo que este ainda não seja palpável. A Mamografia é o principal exame para diagnosticar precocemente o câncer de mama. Quando realizada dentro dos padrões ideais de qualidade é capaz de reduzir a mortalidade por esta patologia em torno de 30 a 50%.

 Qual a vantagem a Mamografia Digital em relação a convencional?
Dr. Fabiano: A Mamografia Digital oferece vantagens, em relação ao método convencional, a seguir:

– Sensibilidade de diagnóstico significativamente mais elevado entre as mulheres com menos de 50 anos, mulheres com mamas densas e, também nas mulheres que estão no período pré-menopausal ou peri-menopausal.

– Diminuição do tempo de realização do exame e o uso de doses mais baixas de radiação, além da diminuição da reconvocação de clientes para obtenção de imagens complementares, quando ocorre dúvida diagnóstica.

– Recuperação e armazenamento das imagens, podendo ser manipuladas para realçar a visualização de mudanças estruturais nos tecidos.