HomeNotíciasReleasesNova Unidade Cirúrgica

Nova Unidade Cirúrgica

O novo Centro Cirúrgico da Santa Casa de Itapeva foi Inaugurado em julho, quando o hospital comemorou 112 anos. A enfermeira técnica responsável pela unidade, Juliana Araújo Cravo, conta como está o setor após seis meses de funcionamento.

Imprensa: Como é o novo Centro Cirúrgico em termos de estrutura e tecnologia?

Juliana: O novo Centro Cirúrgico tem capacidade para atender procedimentos de baixa, média e alta complexidade, 24 horas por dia. Conta com 10 salas cirúrgicas, das quais cinco estão em pleno funcionamento e equipadas com aparelhos de altíssima qualidade e tecnologia. A unidade conta ainda com central de material de esterilização, leitos de recuperação anestésica, farmácia satélite, além de equipe de enfermagem e corpo clínico altamente qualificado.

Imprensa: Comparado ao Centro Cirúrgico antigo, que muitos devem conhecer, o que mudou?

Juliana: Mudou muita coisa. A unidade é totalmente nova e está localizada no segundo pavimento do Bloco 2, ou seja, na parte nova da Santa Casa. Tudo foi planejado e construído com foco na resolutividade em saúde, com muita modernidade e tecnologia.

Imprensa: Os equipamentos são todos novos?

Juliana: A maioria deles. Todos os aparelhos são de ponta. Essa melhoria estrutural do centro cirúrgico, que demanda de alta tecnologia, contribuiu para a evolução de procedimentos de diversas áreas da medicina. Isso proporciona muito mais segurança, tanto para a equipe que está realizando o procedimento cirúrgico, como para o paciente.

Imprensa: E também teve uma mudança em termos de aumento de equipe?

Juliana: Teve sim. E com isso melhoramos muito o fluxo de trabalho. O aumento da equipe multidisciplinar (enfermagem, anestesiologista, farmácia, zeladoria, manutenção) e a implantação completa dos kits cirúrgicos pela farmácia satélite e central de material esterilizado permitiram uma prestação do serviço ainda mais organizado e eficiente. Estamos trabalhando em um ambiente agradável e amplo, com fluxos planejados e programados. A unidade está informatizada, todas as salas possuem computador para o agendamento, aviso cirúrgico e solicitação de materiais consignados.

Assessoria de Comunicação da Santa Casa de Misericórdia de Itapeva
Jornalista Responsável: Claudia de La Rua – MTB 34.796