HomeNotíciasReleasesPrimeiro cateterismo é realizado na Santa Casa de Itapeva

Primeiro cateterismo é realizado na Santa Casa de Itapeva

A Santa Casa de Itapeva inaugurou sua Unidade de Hemodinâmica na última semana, realizando o primeiro cateterismo. O procedimento foi feito pelo Dr. Omar Silva Britto, médico especializado em Hemodinâmica pela Escola Paulista de Medicina. “O cateterismo é um procedimento relativamente simples, que dura em média 20 minutos. Na maioria dos casos o paciente tem alta no mesmo dia, aproximadamente após quatro horas”, explica Dr. Britto.

O paciente Antonio Paulo de Almeida França chegou ao Hospital acompanhado pela esposa Vilma e a filha Evelin. Estava tranqüilo e confiante. “Já fiz esse mesmo exame em Sorocaba, há cerca de 10 anos. Mas é melhor poder fazer aqui na minha cidade, ao lado da minha família, sem precisar viajar”, disse.

Antonio Paulo foi encaminhado ao Ambulatório de Cardiologia Intervencionista da Santa Casa pelo cardiologista que faz seu acompanhamento preventivo, Dr. Gilberto Luiz Castro Vinhas. Ao passar pela avaliação do hemodinamicista foi confirmada a necessidade de realizar o exame de cateterismo, que verifica as artérias do coração. “O exame já foi feito. Agora a equipe médica vai avaliar o resultado para a realização do tratamento definitivo”, explica Dr. Vinhas.

Para o superintendente da Santa Casa de Itapeva, dar início ao serviço de cardiologia de alta complexidade significa uma grande conquista para toda a região. “Não podemos deixar de comemorar, com muita alegria, mais um desafio dentre muitos que temos enfrentado nos últimos anos, proporcionando serviços mais complexos à população desta cidade e região, disponíveis somente nos grandes centros. Mas este vem sendo o compromisso obstinado desta administração, não medindo esforços para alcançar os objetivos, sempre com muita responsabilidade e eficiência”.

A Hemodinâmica inicialmente atenderá pacientes particulares e convênios, enquanto aguarda o credenciamento do serviço no SUS. “Queremos oferecer o melhor tratamento possível dentro da área cardiovascular, inclusive aos pacientes do SUS. Por isso, estamos buscando insistentemente esse credenciamento junto aos órgãos competentes do Governo, contando inclusive com a ajuda e intervenção do Deputado Estadual, Dr. Ulysses Tassinari”, explica o superintendente da Santa Casa, Aristeu de Almeida Camargo Filho.

Encaminhamentos

O Ambulatório de Cardiologia Intervencionista da Santa Casa atenderá pacientes encaminhados por cardiologistas de toda a região. Mais informações sobre os procedimentos realizados podem ser obtidas por meio do telefone (15) 3521-9500 – ramal 9663, com Rosana.

Assessoria de Comunicação da Santa Casa de Misericórdia de Itapeva

Jornalista Responsável: Claudia de La Rua – MTB 34.796