HomeNotíciasReleasesSanta Casa celebra seu Patrono São José

Santa Casa celebra seu Patrono São José

As missas são celebradas todas as quartas-feiras às 15 horas e aos domingos às 9 horas, na Sala de Estar da Santa Casa.

Dia 19 de março a Igreja Católica celebra, em seu calendário litúrgico, a solenidade de São José. Na Sala de Estar da Santa Casa de Itapeva foi celebrada a santa missa solene em honra a São José.

Padre Elias Guimarães, atual Capelão do Hospital, presidiu a missa que contou com a presença de representantes da diretoria da Santa Casa, enfermeiros, equipe da pastoral da saúde e demais convidados.

Em sua homilia  Pe. Elias ressaltou a importância de São José como patrono da Igreja universal e modelo de vida a seguir. “Homem justo e piedoso em tudo e pela fé assumiu a paternidade de Jesus e a convivência com a Virgem Maria. Com seu exemplo de trabalho, zelo e dedicação, pois era carpinteiro. São José é o patrono de todos os trabalhadores”, diz.

O padre enfatizou na oportunidade também que todos devemos seguir o exemplo de São José e colocar a sua vida a serviço dos irmãos e irmãs, sobremaneira, os mais necessitados.“Na Pastoral da Saúde a equipe tem que desempenhar com zelo e dedicação seu trabalho de assistir aos doentes em todas suas necessidades, bem como seus familiares”, reforça.

No final da missa Pe. Elias concedeu entrevista e falou da sua nova missão como Capelão no Hospital.

Qual a função do padre Capelão?

R: Bom, a função do padre capelão existe na nossa igreja para dar assistência espiritual a algumas instituições, como exemplo, Presídios, Capelania Militar e Hospitais. Cabe ao Bispo diocesano conceder por decreto a provisão para tal ofício. No meu caso tal provisão me foi concedida a partir de 14 de fevereiro de 2014, para atuar na Santa Casa de Itapeva.

O que faz o padre Capelão na Santa Casa de Itapeva?

R: Antes de tudo ele tem que gostar da função que exerce. Ser amigo de todos, dedicado, ter tempo e ser acessível a todos. Estar disponível para assistir aos doentes no hospital. Ser presença amiga e confortadora. Ele reza a missa, ouve confissões e administra a unção para os enfermos.  Deve estar próximo à família do doente, ser presença confortadora e animadora para todos.

O Capelão trabalha com quem?

R: Nós formamos uma equipe chamada Pastoral da Saúde e somos voluntários que atuamos no hospital. Sou eu, um grupo de visitadores e ministros da eucaristia. Celebramos a missa todas as quartas-feiras às 15 horas e aos domingos às 9 horas, na Sala de Estar da Santa Casa, aonde o acesso é pela Portaria 5. Isso até o término da reforma da Capela da Santa Casa, que fica nas proximidades do Centro Obstétrico. Durante a semana, de forma organizada, a equipe visita os doentes para rezar com eles, levar a eucaristia, confortar a família e ser sinal de esperança.

Os médicos e enfermeiros também são atendidos pelo trabalho da capelania?

R: Com certeza eles são sempre bem-vindos e marcar presença na pastoral. Aliás, todos são convidados aos trabalhos na Pastoral da Saúde. Nossa missão no hospital é abrangente e quer incluir todos que atuam aqui.Formamos família e não queremos, de modo algum, interferir no trabalho dos profissionais da saúde. Importante é que o doente recupere sua saúde e volte logo para casa. Vale lembrar que trabalhamos para uma humanização da saúde. Quem se encontra doente está mais fragilizado e necessita cuidado especial. A Pastoral da Saúde deve estar atenta a isso, marcar presença confortadora e constante. Incluir, servir a todos é nossa missão e responsabilidade. São José abençoe a todos que trabalham no hospital e interceda por todos os doentes e familiares.