HomeNotíciasReleasesSanta Casa dá início às obras do Centro Regional de Oncologia

Santa Casa dá início às obras do Centro Regional de Oncologia

Só quem tem casos de pacientes com câncer na família, ou já acompanhou o tratamento de alguém muito próximo, conhece a dura rotina de enfrentar o tratamento longe da cidade onde mora.  Implantar o Centro de Oncologia em Itapeva é um antigo sonho – e uma grande necessidade – dos moradores da região Sudoeste Paulista.

Essa tem sido a grande busca do médico e Deputado Estadual Dr. Ulysses Tassinari, desde que iniciou seu primeiro mandato. Nesta semana, a notícia tão esperada aconteceu: o Governo do Estado liberou a primeira parte da verba para dar início às obras do Centro Regional de Oncologia, que será construído na Santa Casa de Itapeva.

Segundo o superintendente da Santa Casa, Aristeu de Almeida Camargo Filho, a Santa Casa já recebeu a primeira parte do valor total do projeto. A obra tem previsão de ser executada em um ano e a verba será liberada de acordo com um cronograma de etapas cumpridas. O prédio terá quatro pavimentos, térreo e mais três andares, num total de 3.042,32m², e será construído na esquina da Rua Toledo Ribas com a Mário Prandini. No piso térreo ficará a recepção e a Unidade de Suprimentos (administração e recebimento de materiais). No 1º andar ficará o Banco de Sangue e o Almoxarifado. No 2º, atendimento Cardiovascular, Endoscopia e Colonoscopia e a Unidade de Fisioterapia. No 3º andar será a Unidade de Quimioterapia, com 14 boxes de aplicação e três apartamentos, que acomodarão pacientes em recuperação, além de consultórios, salas de apoio e sala de espera.

“Este é um momento de grande importância para a história da Santa Casa. A liberação do recurso define que estamos dando o ponta pé inicial desse projeto, previsto para ser concluído em 12 meses. Destacando que essas estruturas vão proporcionar aos pacientes de Itapeva e região condições mais adequadas para o tratamento das patologias oncológicas”, explica o superintendente.

A Santa Casa está trabalhando junto aos órgãos governamentais responsáveis para obter o credenciamento desse serviço no Ministério da Saúde, passando integrar a rede Estadual de Oncologia Hebe Camargo. “Estamos vivamente empenhados em credenciar essa unidade junto ao Sistema Único de Saúde. O Centro de Oncologia contará ainda com o total apoio das demais estruturas da Santa Casa. É oportuno destacar também o papel fundamental do Deputado Dr. Ulysses para que esse projeto se tornasse realidade na nossa região. Foi ele, que incansavelmente, bateu às portas dos nossos gestores estaduais para conseguir a liberação dos recursos necessários à implantação, aliado às condições adequadas apresentadas pela Santa Casa. Sem dúvida, Dr. Ulysses é o grande merecedor dos méritos pela conquista do Centro Regional de Oncologia”, concluiu Aristeu.

Para o Deputado Dr. Ulysses Tassinari, a conquista do Centro Regional de Oncologia representa uma grande alegria. “O meu maior sonho como político era conquistar um Centro de Oncologia em Itapeva. Vamos evitar o sofrimento e proporcionar conforto aos nossos pacientes oncológicos. Indiscutivelmente o prestígio que a Santa Casa tem junto ao governo do Estado ajudou na decisão do governador Geraldo Alckmin porque enfrentamos uma concorrência pesada. Tinham outros serviços interessados, como Itapetininga, que entrou no circuito. Mas, pelas condições da Santa Casa, pelo que representa na assistência hospitalar no interior do Estado, conseguimos que Itapeva fosse contemplada com o Centro Regional de Oncologia”, avaliou o deputado estadual Dr. Ulysses Tassinari.