HomeNotíciasReleasesSanta Casa de Itapeva realizou primeira instalação de marcapasso

Santa Casa de Itapeva realizou primeira instalação de marcapasso

A Santa Casa de Itapeva vive mais um grande momento de sua história ao entrar definitivamente para a era da cirurgia cardiovascular de alta complexidade. Na última semana, o cirurgião cardiovascular Dr. Silvio Luiz Coutinho realizou com sucesso a instalação de marcapasso em dois pacientes.

“Esse primeiro procedimento, que realizou a implantação de marcapasso definitivo em dois pacientes, foi um marco para Itapeva e região. Para realizar esse procedimento, além da equipe médica especializada em cirurgia cardiovascular, é necessário que o hospital tenha um suporte como Centro Cirúrgico bem equipado e uma UTI. A Santa Casa de Itapeva dispõe de toda essa tecnologia”, diz o diretor técnico médico Dr. Gilberto Luiz Castro Vinhas.

Inicialmente, o serviço está disponível para pacientes particulares e de convênios. A diretoria da Santa Casa está buscando o credenciamento do serviço de cirurgia cardiovascular junto ao Sistema Único de Saúde. “A Santa Casa vem desenvolvendo vários projetos de alta complexidade, que tem uma relevância muito grande para a região. Isso compreende além da Ressonância Magnética o serviço de Hemodinâmica, e também toda a parte cardiovascular”, conta o superintendente da Santa Casa, Aristeu de Almeida Camargo Filho.

“Esse procedimento já passou por todo um processo de autorização da Vigilância Sanitária e agora passa pelo processo de credenciamento junto ao SUS. Nós precisávamos dar mais esse passo. Já que estamos oferecendo aos nossos pacientes o serviço de Ressonância Magnética e Hemodinâmica, precisávamos complementar o serviço com a área cardiovascular de alta complexidade. O próximo passo agora é a ativação da Hemodinâmica, que realizará procedimentos de cateterismo, angioplastia, entre outros”, completa Aristeu.

Encaminhamentos

Os pacientes com indicação para cirurgia cardiovascular podem ser encaminhados pelos médicos ao Ambulatório de Cardiologia da Santa Casa. Esse paciente passará pela avaliação clínica do cirurgião cardiovascular Dr. Silvio Luiz Coutinho, que agendará o procedimento de instalação do marcapasso.

O marcapasso é um aparelho artificial que serve para comandar as batidas do coração quando se perde o ritmo normal. “Para instalar o marcapasso o paciente recebe uma anestesia local e são instalados cateteres no coração do indivíduo por via subcutânea (por baixo da pele), e conectado um gerador que dará o estímulo para que o coração volte a bater na freqüência cardíaca adequada de acordo com a idade e a doença cardíaca do paciente”, explica Dr. Vinhas.

Para mais informações, médicos ou pacientes podem procurar o Ambulatório de Cardiologia da Santa Casa, dirigindo-se à recepção da Instituição.

Assessoria de Comunicação da Santa Casa de Misericórdia de Itapeva

Jornalista Responsável: Claudia de La Rua – MTB 34.796