HomeNotíciasReleasesSanta Casa é contemplada com continuidade do Projeto Gestão Maternidade

Santa Casa é contemplada com continuidade do Projeto Gestão Maternidade

A Santa Casa de Itapeva e outros cinco hospitais do interior de São Paulo foram contemplados com a continuidade do projeto Gestão Maternidade, fruto de um convênio realizado entre a Secretaria Estadual da Saúde e o Hospital Samaritano, de São Paulo.

O projeto teve início em outubro de 2008. Desde então, com o acompanhamento oferecido pelos consultores do Centro de Estudos Augusto Leopoldo Ayrosa Galvão – Cealag, muitas melhorias foram implantadas na Instituição. “Itapeva foi escolhida com apenas mais cinco maternidades, pois enxergaram a capacidade de resolutividade da Santa Casa”, disse Aloísio Punhagui Cuginotti, consultor do Cealag, durante sua visita à cidade.

Ao iniciar a terceira fase da Gestão Maternidade na Santa Casa, os consultores se reunirão mensalmente com a equipe técnica da Santa Casa para implantar as diretrizes da Gestão Maternidade e também para acompanhar as ações propostas. No primeiro encontro deste ano, os consultores ouviram a opinião e as sugestões dos médicos no que diz respeito à Humanização.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, foi realizado um trabalho para identificar maternidades de médio porte que, se fortalecidas, poderão ampliar sua capacidade assistencial em obstetrícia, observando a demanda regional. Além da qualificação de obstetras e enfermeiros que atuam na maternidade, serão realizados trabalhos para modificar o ambiente institucional, adequando estruturas, fluxos e processos de trabalho.

As equipes de consultoria que atuam no projeto fazem parte do Cealag, contratados pelo Hospital Samaritano, patrocinadores do projeto e parceiros escolhidos pela Secretaria Estadual de Saúde para colaborar com os objetivos de modificação do panorama relativo à mortalidade materna e neonatal, melhorando o atendimento e a qualidade dos serviços prestados pelas instituições.

Resultados

Além da gestão do conhecimento e de aperfeiçoamento de procedimentos técnicos, o projeto Gestão Maternidade implantou, no decorrer da primeira e da segunda fase, medidas efetivas para a melhoria dos serviços oferecidos às mães e aos bebês:

• Educação continuada: aulas técnicas com conteúdo direcionado para equipe médica e enfermagem, ministradas por meio da Telemedicina;
  • Equipe de Enfermagem especializada em Obstetrícia disponível 24 horas para o acompanhamento das parturientes;
  • Foco no parto natural (parto normal);
  • Relatório de Alta Médica: ao receber alta do Hospital, a mãe e o bebê saem com consulta médica marcada com Ginecologista e Pediatra da Unidade Básica de Saúde, em Itapeva. No relatório é descrito o tratamento terapêutico recebido durante sua estada no hospital.
  • Instalações: a maternidade recebeu novo mobiliário, moderno e mais adequado às necessidades das puérperas;
  • Pré-parto humanizado, com exercícios de fisioterapia e banho terapêutico para relaxamento e alivio das dores das contrações;
  • Visita aberta: ampliação do horário de visita, atualmente com dois turnos (tarde e noite);
  • Comissão de Revisão de Prontuário de Obstetrícia, que consiste na análise de prontuário das primíparas para verificar a indicação de parto cesárea;
  • Reuniões periódicas com equipe multidisciplinar para análise de procedimentos e rotinas médicas.

Assessoria de Comunicação da Santa Casa de Misericórdia de Itapeva
Jornalista responsável: Claudia de La Rua – MTB 34.796