Notícias

HomeNotíciasReleasesSanta Casa implanta Farmácia Clínica

Santa Casa implanta Farmácia Clínica

Santa Casa implanta Farmácia Clínica

O projeto prevê que o farmacêutico clínico atue na decisão clínica, trabalhando em parceria com a equipe multiprofissional no acompanhamento dos pacientes

Com a complexidade das novas terapias medicamentosas e o grande fluxo de pacientes atendidos no hospital e no AME (Ambulatório Médico de Especialidades) surgiu também e necessidade de ampliar a assistência das intervenções farmacêuticas, com foco na assistência de qualidade.

Dessa forma, a Farmácia Clínica está sendo implantada gradativamente, com a proposta de estabelecer e conduzir uma relação de maior cuidado ao paciente. Para tanto, uma profissional especializada na área já está realizado as seguintes ações na Santa Casa:

– Orientação no pós-alta, que é quando o paciente recebe a receita dos medicamentos que deverá continuar fazendo uso em casa. A farmacêutica clínica faz a leitura de todo os medicamentos prescritos, explicando claramente a forma e os horários em que deverão ser ingeridos e esclarecendo todas as dúvidas. Inicialmente estão sendo assistidos os pacientes da Maternidade e do 4º andar:

– Orientação e entrega dos medicamentos de alto custo para os pacientes da Hemodiálise;

– Realização de consulta farmacêutica (Anamnese Farmacêutica) para pacientes da Hemodiálise e para pacientes da Oncologia (nesse setor, além da Anamnese Farmacêutica já foi introduzido também o Segmento Farmacoterapêutico);

– Início de revisão de prescrição;

– Participação da farmacêutica clínica na equipe multiprofissional da UTI Adulto;

– Registro das intervenções farmacêuticas realizadas para a construção de indicadores de qualidade;

– Participação nas equipes multiprofissionais promovendo discussão de casos clínicos.

AME

No AME Itapeva, a farmacêutica Caroline Lopes Barros iniciou o trabalho de Farmácia Clínica com a realização de consulta farmacêutica aos pacientes da especialidade de Cardiologia (Anamnese Farmacêutica) e também orientação farmacêutica aos pacientes de processo de medicamentos de alto custo.

O Papel da Farmácia Clínica

O cuidado farmacêutico apresenta-se como uma importante prática clínica, capaz de atender às necessidades do paciente, relacionada à terapia farmacológica, onde o Farmacêutico mostra-se apto a entender e reconhecer potenciais problemas relacionados a medicamentos.

De acordo com Marize Garcia, Gerente de Farmácia da Santa Casa, “a Farmácia Clínica desenvolve atividades voltadas para maximizar a terapia e minimizar riscos de erros, eventos adversos e os custos, contribuindo assim com o uso seguro e racional de medicamentos”, explica.

“O farmacêutico clínico trabalha promovendo a saúde, prevenindo e monitorando eventos adversos, intervindo e contribuindo na prescrição médica para a obtenção de resultados clínicos positivos, melhorando a qualidade de vida dos pacientes sem, contudo, perder de vista a questão econômica relacionada à terapia”, diz Marize.