HomeNotíciasReleasesSanta Casa investe na qualidade dos serviços de anestesia

Santa Casa investe na qualidade dos serviços de anestesia

Nos últimos anos, o avanço tecnológico permitiu a evolução de equipamentos e medicamentos anestésicos, permitindo que se opere com mais segurança. O Centro Cirúrgico da Santa Casa de Itapeva acompanha essa evolução, disponibilizando a equipe de anestesiologistas equipamentos de ponta.

No início da década de 80, estudos da Universidade de Harvard, nos EUA, começaram a sugerir que a monitorização do paciente durante a cirurgia diminuiria os riscos associados à anestesia. No entanto, a utilização de equipamentos para esse fim ainda não era regra na maioria das instituições, e os aparelhos mais modernos da época sequer eram adquiridos pelos hospitais no Brasil.

Depois veio a década de 90, que representou um marco extraordinário na evolução dos equipamentos de anestesia, possibilitando também avanços nos procedimentos cirúrgicos. A Santa Casa também acompanhou essa modernização. Com a implantação do novo Centro Cirúrgico adquiriu dois novos carros de anestesia, os mais modernos do mercado. “Esses equipamentos novos são de excelente qualidade. É possível fazer qualquer tipo de anestesia, desde a cirurgia neonatal até procedimentos em pacientes em estado grave ou com doenças crônicas. O novo Centro Cirúrgico está muito bem equipado e em termos de tecnologia podemos compará-lo a grandes hospitais da capital”, afirma Dr. Renê Domingues, médico anestesiologista, novo integrante da equipe.

Esses equipamentos fundamentais ao serviço de anestesia incluem também oxímetro de pulso, capnógrafo (equipamento não invasivo que permite medir o gás carbônico expirado pelo paciente), medidores de temperatura e analisadores de gases. O paciente é monitorado durante todo procedimento cirúrgico, proporcionando segurança à equipe médica. “Todo material utilizado no Centro Cirúrgico é de primeira linha. Não tenho segurança para trabalhar em outros hospitais da região, como tenho aqui na Santa Casa, em função dos equipamentos e tecnologia disponíveis”, conta a médica anestesiologista Dra. Rosane Borges.

Além da maior abrangência e da complexidade ampliada no aspecto cirúrgico, a monitorização em anestesia acrescenta segurança ao paciente. Esse desenvolvimento tecnológico, aliado à especialização crescente entre os profissionais de saúde, elevou o padrão de confiabilidade dos procedimentos médicos como um todo. Essa junção de fatores minimiza riscos. “A melhor forma de minimizar riscos relacionados à anestesia é fazendo a consulta pré-anestésica, realizando todos os exames pré-operatórios para que o médico conheça a condição do paciente. Nos últimos 15 anos a qualidade do medicamento anestésico também evoluiu muito. A estrutura toda do Centro Cirúrgico melhorou e também houve adequação dos recursos humanos, com aumento do quadro da enfermagem. Esse foi um ganho importante para o aperfeiçoamento técnico do trabalho de anestesia”, explica Dr. Elyseu Rolim Júnior, médico anestesiologista.

Assessoria de Comunicação da Santa Casa de Misericórdia de Itapeva
Jornalista Responsável: Claudia de La Rua – MTB 34.796