HomeNotíciasReleasesSanta Casa pede verba ao Estado para construção da unidade de Oncologia

Santa Casa pede verba ao Estado para construção da unidade de Oncologia

Construção da Unidade de Oncologia e outras reivindicações foram apresentadas ao secretário da Casa Civil durante audiência Há tempos a população sonha com atendimento de qualidade aos portadores de câncer, evitando assim a necessidade de traslados a outros municípios para receber tratamento. O projeto para a construção de uma unidade de Oncologia na Santa Casa de Itapeva está pronto. Porém, a instituição precisa de verbas destinadas à implantação do serviço. Essa foi uma das reivindicações encaminhadas ao Secretário da Casa Civil, Sidney Beraldo, durante audiência agendada por intermédio do Deputado Estadual Ulysses Tassinari. Durante a reunião, o superintendente da Santa Casa Aristeu de Almeida Camargo Filho, acompanhado também pelo vice-provedor Wilson Kasemodel, entregou um documento a Beraldo solicitando ainda:

• Aumento do repasse do programa Pró-Santa Casa (auxílio mensal fixo para compensar o déficit que essas instituições têm com a tabela de procedimentos do SUS, definida pelo Ministério da Saúde) para subsidiar o déficit operacional dos serviços de urgência e emergência. Atualmente, o setor atende 300 mil habitantes, dos 15 municípios da região, mas somente a prefeitura de Itapeva realiza um repasse mensal de R$ 200 mil. A unidade de Urgência e Emergência tem um custo mensal de R$ 650 mil;
  • Recurso de aproximadamente R$ 7 milhões para atender a reforma da enfermaria (Clínica Médica), construção de um novo serviço de nutrição e dietética e construção da unidade de oncologia;
  • Liberação das Autorizações de Internação Hospitalar (AIH) represadas por conta do limite imposto pelo teto físico e financeiro, que impede a entidade de receber um milhão e meio de reais por atendimentos já realizados por meio do SUS;● Ampliação do teto físico e financeiro para atender a demanda gerada pelo Ambulatório Médico de Especialidades (AME) por cerca de 400 cirurgias. “A Santa Casa de Itapeva tem plenas condições de realizar essas cirurgias, mas por conta da limitação do teto estipulado pela DRS (Divisão Regional de Saúde) estamos impedidos de realizar os procedimentos. Com isso, nossos pacientes estão tendo que se deslocar cerca de 200 quilômetros para realizar cirurgias”, explica Aristeu. Participaram também da audiência o prefeito de Itapeva, Luiz Cavani, e o vereador Paulo Roberto Tarzan. Beraldo assumiu o compromisso de conversar pessoalmente com o governador, cujas propostas também serão discutidas no Governo Presente, quando toda a equipe de lideranças deverá acompanhar Geraldo Alckmim no evento que está previsto para acontecer em Itapeva, no dia 7 de outubro.

Assessoria de Comunicação da Santa Casa de Misericórdia de Itapeva
Claudia de La Rua