HomeNotíciasReleasesSanta Casa recebe classificação “A” da Rede Sentinela

Santa Casa recebe classificação “A” da Rede Sentinela

O projeto avalia diversos quesitos visando a redução de riscos relacionados à assistência do paciente

A Santa Casa de Itapeva faz parte da Rede Sentinela desde 2008. Esse projeto compreende uma rede integrada em todo o território nacional, com o objetivo de obter informações qualificadas a respeito do desempenho dos produtos de saúde usados no país, garantindo assim, maior qualidade e segurança aos pacientes e aos profissionais da área da saúde.

Regularmente, a Rede Sentinela realiza monitoramento das atividades dos prestadores de serviço que fazem parte da rede, avaliando itens como Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), Farmacovigilância, Hemovigilância, Identificação, Análise e Avaliação de Riscos, Controle e Monitoramento de Riscos, Comunicação do Risco, Minimização de Riscos, Integração com outras Áreas, Qualidade, Capacitação e Educação Continuada.

A Santa Casa de Itapeva foi classificada nessa avaliação como Categoria A (pontuação 29, de uma máxima de 38). Para a enfermeira Fabiana Almeida Cruz, gerente de risco responsável pela Rede Sentinela, esse trabalho consiste em estabelecer uma cultura de segurança, que pressupõe o aprendizado com as falhas e a prevenção de novos incidentes relacionados à assistência à saúde.

“Isso mostra que a Instituição está preocupada com a qualidade dos serviços prestados. A Rede Sentinela atualmente é formada por 241 Instituições em todo Brasil, a Santa Casa de Itapeva é uma delas. Para ser mantido na condição de Hospital Sentinela, muitas são as atividades e ações que são realizadas, sempre primando pela segurança do paciente. Nesse resultado semestral podemos ver que estamos no grupo A, melhor avaliação da categoria, acredito que os esforços em prevenir os eventos adversos tem sido satisfatórios”, explica a enfermeira Fabiana.

Segundo Vanda Vitoria Carneiro de Santana, diretora técnico-administrativa da Santa Casa, fazer parte da Rede Sentinela coloca a Instituição em destaque. “Nós temos um grande compromisso com a segurança dos nossos pacientes e a qualidade dos serviços que oferecemos. Ao nos submetermos a esse tipo de avaliação, estamos nos comprometendo ainda mais com essa qualidade. Por isso, nos alegra saber que estamos muito bem classificados entre tantos outros prestadores de serviço que fazem parte da Rede Sentinela”, conclui.

Objetivos da Rede Sentinela

Alguns Objetivos da Rede são:

•  Obter informações de qualidade sobre eventos adversos e queixas técnicas relacionados a produtos sob vigilância no período pós-uso/pós-comercialização – VIGIPÓS, para subsidiar a tomada de decisão por parte do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS);
  • Promover e divulgar o Sistema de Notificação e Investigação em Vigilância Sanitária- NOTIVISA, com o intuito de consolidar a cultura da notificação;
  • Contribuir para o aprimoramento do gerenciamento de risco nos serviços de saúde;
  • Desenvolver e apoiar estudos de interesse do Sistema de Saúde Brasileiro;
  •  Cooperar para atividades de formação de pessoa, educação continuada e produção de conhecimento no âmbito do VIGIPÓS.