HomeNotíciasReleasesSanta Saúde realizou campanha para alertar população sobre a prevenção de Doença Renal Crônica

Na última quinta-feira, 8 de março, diversos pontos do país realizaram manifestações para chamar a atenção da população sobre a importância de cuidar bem dos rins. Em Itapeva, o Dia Mundial do Rim foi celebrado pelo Santa Saúde, que realizou a Caminhada da Prevenção na praça de eventos, sob a orientação do professor de educação física Fábio Oliveira.

Estimativas da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) de 2011 revelam que cerca de 10 milhões de brasileiros são portadores de Doença Renal Crônica (DRC), mas a maioria não sabe disso. Para ajudar a população a identificar alguns desses sintomas e a cuidar melhor dos rins, a equipe da Unidade de Hemodiálise, com a ajuda de colaboradores de diversos setores da Santa Casa de Itapeva, distribuíram folhetos com informações e orientações sobre a DRC.

A Doença Renal Crônica é silenciosa nos estágios iniciais. Pessoas que têm pressão arterial alta, diabetes, sobrepeso, que são sedentárias e tabagistas têm maiores fatores de risco. Com o tema “Rins em defesa da vida” o Santa Saúde convidou a população a sair do sedentarismo, e a praticar exercício de forma saudável, seguindo as orientações do professor Fábio Oliveira. A divulgação dos fatores de risco da doença e as formas disponíveis para o seu diagnóstico servem para alertar a população para a gravidade da DRC, que quando tratada desde os primeiros sintomas pode evitar complicações, modificando o atual cenário do país.

O diagnóstico precoce pode conter o avanço da doença

O cuidado com os rins é indispensável para manter o corpo saudável. Responsáveis por limpar as impurezas e as toxinas do sangue, regular a quantidade de água no corpo e manter a pressão arterial adequada, entre outras funções, os rins têm papel fundamental para a saúde. Para saber se os rins estão saudáveis basta um simples exame de urina (Urina I) e dosagem de creatinina no sangue. A alteração desses exames pode indicar o início de uma anormalidade nos rins, e o diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento.

Um dos tratamentos mais comuns para as DRC é a Hemodiálise. Atualmente, Unidade de Hemodiálise da Santa Casa conta com 29 máquinas, que são utilizadas em três turnos (manhã, tarde e noite). A capacidade total é para atender 156 pacientes crônicos por mês. Outra opção aos pacientes abaixo de 65 anos é o Transplante Renal, que pode ser realizado por meio da doação de um rim por parentes ou por inscrição na lista de transplante renal por doador falecido. Desde o início do funcionamento da Hemodiálise, em 2004, 72 pacientes foram beneficiados com o transplante de rim.

Observe o quadro abaixo e tire suas dúvidas com seu médico.

O que fazem os rins:

• Regulam a pressão arterial
    ● Filtram o sangue
    ● Eliminam toxinas
    ● Controlam a quantidade de sal e água no corpo
    ● Produzem hormônios importantes para evitar anemia e doenças ósseas
    ● Eliminam excessos de medicamentos e outras substâncias ingeridas

Como saber se você tem uma doença renal:

• Pressão alta
    ● Inchaço (sobretudo no rosto e nas pernas)
    ● Sangue na urina
    ● Cólica renal causada por cálculos (pedras)