HomeNotíciasReleasesSuperintendente da Santa Casa participa de Congresso que discute melhorias para Hospitais

O 20º Congresso de Presidentes, Diretores, Provedores e Administradores Hospitalares de Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo, realizado na última semana em Atibaia, SP, reuniu participantes de 16 Estados, além do Distrito Federal. O Superintendente da Santa Casa de Misericórdia de Itapeva, Aristeu de Almeida Camargo Filho, participou deste importante evento, que teve a finalidade de discutir soluções compartilhadas às necessidades comuns entre as instituições filantrópicas.

Segundo Aristeu, esses encontros são importantes para fortalecer os contatos com pessoas que atuam na área governamental. “Além das trocas de experiências, que são fundamentais para uma boa gestão, durante do Congresso tivemos a oportunidade de conversar com o Secretário Estadual de Saúde, Dr. Giovanni Guido Cerri, com o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Dr. Manuel Pizarro, e também com o novo coordenador das Divisões Regionais de Saúde, Dr. Affonso Viviani Júnior, com quem inclusive agendamos uma visita para vir conhecer nossa estrutura e trabalho”, comenta o superintendente da Santa Casa.

A atual gestão da Secretaria Estadual de Saúde prevê a descentralização de suas ações, o que deve conferir mais autonomia às Divisões Regionais de Saúde. “Com essa nova postura, nós acreditamos que a burocracia será agilizada. Os pleitos e as necessidade da região ficarão mais próximos da DRS Sorocaba, o que agilizará os processos com uma ação mais ativa sobre Itapeva”, explica Aristeu.

Frente Parlamentar de Saúde

Com iniciativa da Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo, atualmente presidida pelo Dr. Edson Rogatti, a Frente Parlamentar Estadual de Apoio às Santas Casas foi instaurada oficialmente durante o Congresso. A região de Itapeva conta com a representação do Deputado Estadual Dr. Ulysses Mário Tassinari.

“A principal razão para criar a Frente Parlamentar em Defesa das Santas Casas no parlamento paulista é para que possamos trabalhar na buscar de soluções para as grandes dificuldades desses hospitais, a fim de que a assistência médica nas pequenas cidades do estado não fique comprometida. Dessa forma, a nossa atuação será no sentido de criar condições e alternativas para recuperar todas as Santas Casas do Sudoeste Paulista, que estão endividadas. Vou trabalhar para conseguir mais recursos, além de atuar junto ao Governador Geraldo Alckmin para que consiga mais dinheiro e benefícios para as Santas Casas”, afirmou o deputado.

A Frente Parlamentar de São Paulo será um instrumento para discutir parcerias em prol do setor. Satisfeito com o fato de a Frente Parlamentar ter sido instaurada no Congresso, o presidente da Federação, Edson Rogatti, colocou-se à disposição. “Este novo grupo irá fortalecer ainda mais a representatividade do setor. Soluções definitivas virão através do Legislativo. Precisamos de leis que garantam um financiamento permanente para nossos hospitais. A Fehosp espera atuar junto aos deputados e levar reivindicações, propostas e soluções, que, na prática, resultem em um atendimento digno a todos os brasileiros”.

Ortopedia alta complexidade

Foi homologada a indicação da Santa Casa de Itapeva para realizar procedimentos de Ortopedia de Alta Complexidade. Esses serviços atualmente são prestados pelo Hospital Santa Lucinda, Complexo Hospitalar de Sorocaba (CHS), Santa Casa de Sorocaba e Santa Casa de Itu. Com a homologação, a Santa Casa de Itapeva passa a fazer parte dos hospitais credenciados para prestar serviços de alta complexidade em ortopedia, atendendo, juntamente com os quatro hospitais citados, aos 48 municípios da região de Sorocaba. “Já temos a homologação. Agora, o segundo momento será a definição do teto financeiro, que é feito pela Secretaria Estadual de Saúde. Depois disso, a nossa Santa Casa passa a receber os pacientes de acordo com as vagas disponibilizadas pelo Estado, e que são distribuídas pela DRS Sorocaba.

Assessoria de Comunicação da Santa Casa de Misericórdia de Itapeva
Jornalista Responsável: Claudia de La Rua – MTB 34.796