HomeNotíciasReleasesTabela do SUS – Reajuste Já ”

Tabela do SUS – Reajuste Já ”

AÇÃO CONJUNTA

SANTAS CASAS E HOSPITAIS FILANTRÓPICOS SE UNEM PARA SENSIBILIZAR AS AUTORIDADES GOVERNAMENTAIS

Santa Casa de Itapeva participará de manifesto “Tabela do SUS – Reajuste já”, que acontecerá simultaneamente em todo Estado São Paulo, na próxima quarta-feira, dia 10

Provedores, administradores e representantes das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Estado de São Paulo se uniram para buscar soluções junto aos governantes para a difícil situação enfrentada pelo setor. Demonstrando compartilhar dos mesmos ideais e das mesmas dificuldades, diversas instituições de saúde que prestam serviço ao Sistema Único de Saúde (SUS) realizarão um manifesto com o tema “Tabela do SUS – Reajuste já”, previsto para a próxima quarta-feira, 10 de outubro, às 10 horas.

Os participantes pretendem sensibilizar os governos para os problemas eminentes, como a defasagem praticada pela Tabela do SUS e o déficit acumulado pela baixa remuneração. A decisão foi tomada durante encontro que aconteceu em Votuporanga, SP, no dia 10 de setembro, reunindo mais de 50 entidades que representam quase 7 mil leitos hospitalares do Estado de São Paulo e atendem a uma população estimada, de acordo com o censo 2010 do IBGE, de mais de 5 milhões de habitantes.

De acordo com o superintendente da Santa Casa de Itapeva, Aristeu de Almeida Camargo Filho, há mais de 12 anos a tabela do SUS não sofre reajustes. “A Santa Casa de Itapeva tem mais de 80% de seus atendimentos realizados pelo SUS. Esse subfinanciamento dos serviços prestados aos pacientes tem causado grandes dificuldades operacionais à Instituição, uma vez que as despesas geradas vêm produzindo um déficit mensal da ordem de R$ 250.000,00. Daí a importância desse movimento organizado pelas Entidades co-irmãs, no sentido de sensibilizar os nossos Gestores, Estadual e Federal, para que providências urgentes sejam tomadas, evitando-se, assim, a instalação do caos nos atendimentos prestados às Santas Casas e Hospitais beneficentes em nosso País”, comenta.

Além do manifesto, que acontecerá simultaneamente nos 77 hospitais participantes, foi elaborada a “Carta do Interior”, que será enviada aos Governos Federal e Estadual. A carta relata toda dificuldade enfrentada pelas Instituições por conta da não atualização monetária da Tabela SUS, solicitando que sejam tomadas medidas emergenciais.

Como solicitações principais elencadas no documento que será entregue à Presidência da República estão o reajuste em, no mínimo, 100% da Tabela SUS para os procedimentos ambulatoriais e hospitalares e a resolução, por parte do Governo Federal, das dívidas já constituídas pelos Hospitais em decorrência da defasagem da Tabela SUS.

Já, na carta que será entregue ao Governador de São Paulo, constarão pedidos como o pagamento das Autorizações de Internação Hospitalar (AIHs) autorizadas e auditadas, porém, não pagas pelo gestor (extra-teto); repactuação das contratualizações (estaduais e municipais), considerando as características das entidades; e a revisão do programa Pró-Santas Casas, incluindo as instituições que ainda não participam e ampliando o orçamento ou mesmo definindo programas específicos para Hospitais Universitários e Hospitais de pequeno porte.

A “Carta do Interior” será anexada a uma carta de anuência de todas as Instituições que firmaram o acordo. Em Itapeva, o manifesto acontecerá em frente à Santa Casa, quando os colaboradores da Instituição se reunirão para fazer um minuto de silêncio representando o “luto”, visto que os valores atuais praticados pelo SUS podem causar a falência dos estabelecimentos que prestam serviços ao sistema.

Cidades Participantes

Araraquara