HomeNotíciasReleasesUso do Cartão Nacional da Saúde passará a ser obrigatório em 2012

Uso do Cartão Nacional da Saúde passará a ser obrigatório em 2012

De acordo com novas regras implantadas pelo Ministério da Saúde, o uso do Cartão SUS será obrigatório a partir de 2012 por todo e qualquer cidadão, inclusive para usuários de planos de saúde

Muitas pessoas não se consideram usuárias do SUS (Sistema Único de Saúde) por possuir plano de saúde. Mero engano. Além das portas assistenciais de saúde, o SUS oferece serviços que são utilizados por todos os cidadãos, sem exceção. Assim que uma criança nasce, ainda na Santa Casa, recebe uma vacina que vai imunizá-la contra a tuberculose e a hepatite B. No decorrer do seu crescimento tomará outras diversas vacinas. Todas ofertadas pelo SUS. Outro exemplo é o pãozinho que comemos quase todas as manhãs ou o almoço do nosso restaurante preferido, cuja qualidade e higiene são asseguradas pela Vigilância Sanitária, uma garantia oferecida pelo SUS. Desta forma, existem diversos outros serviços que utilizamos através do Sistema Único de Saúde e, que nem sempre, estão ligados à assistência médica.

Partindo então do princípio que todos usam o SUS, independente da classe social, uma nova portaria publicada pelo Ministério da Saúde estabelece que todo e qualquer cidadão deverá portar o cartão do SUS. A partir de 2012, o número do cartão deverá ser preenchido no registro de procedimentos ambulatoriais e hospitalares, mesmo daquelas pessoas que possuem plano de saúde ou são pacientes particulares. A finalidade é a criação de um banco de dados que identifique os usuários e gere um histórico de cada paciente contendo diagnóstico, avaliação, planejamento e programação das ações de saúde, que podem ser acessadas de qualquer parte do país.

De acordo com o Ministério da Saúde, a implementação dessa ferramenta faz parte de uma estratégia para oferecer um atendimento integral ao cidadão e acompanhar a qualidade do serviço prestado. Aqueles pacientes que não tiverem o cartão não deixarão de ser atendidos, pelo menos, durante o período de adaptação. Porém, é imprescindível que cada cidadão já providencie o documento. O Ministério da Saúde orienta, ainda, que mesmo aqueles que possuem plano de saúde devem portar o cartão, já que algum imprevisto do plano privado pode acontecer e o paciente necessitar ser atendido pelo SUS.

O que é o Cartão do SUS

É um documento pessoal, que identifica o usuário do Sistema. Ele contém informações pessoais e dados sobre procedimentos clínicos que já foram realizados. Quando o paciente precisar de atendimento médico ou internação na Santa Casa, ou também em uma unidade de saúde pública, deverá sempre apresentar o seu cartão do SUS. Neste caso, quem tiver plano de saúde, deverá apresentar os dois cartões.

Em Itapeva, quem ainda não possui o cartão deve ir até a Central Reguladora, que fica na Praça Espiridião Lucio Martins, das 7h30 às 12h e das 13h às 15h, portando o RG (ou certidão de nascimento no caso de crianças) e um comprovante de endereço (conta de água ou luz). A confecção do Cartão SUS é rápida e entregue na mesma hora ao portador.

Assessoria de Comunicação da Santa Casa de Misericórdia de Itapeva
Claudia de La Rua