HomeNotíciasReleasesVocê dorme bem?

Você dorme bem?

O sono de má qualidade é comum a muitas pessoas. Mas cada uma delas pode sofrer por uma razão diferente. Isso tem diagnóstico.

Polissonografia: Conheça o exame capaz de identificar o problema do seu sono

Dados da Fundação Americana do Sono apontam que um contingente de 70% da população mundial adulta sofre ou já sofreu com algum distúrbio do sono. Esses problemas podem ser diagnosticados por meio da polissonografia, exame já disponível na Santa Casa de Itapeva. Em entrevista, a médica pneumologista, Tatiana Casuccio, especializada em Polissonografia pelo Instituto do Sono, e também responsável pela análise e diagnósticos dos exames, fala sobre o assunto.

Como esse exame é feito?
Dra. Tatiana:
 O processo é feito durante uma noite inteira, em um quarto confortável no hospital. O paciente chega por volta das 22 horas e, antes de dormir, são colocados sensores no couro cabeludo e no corpo do paciente. Esses eletrodos registram, durante o sono, as atividades cerebrais, cardíacas e musculares. São capazes também de detectar os movimentos dos olhos, do tórax, abdômen, bem como o fluxo de ar que passa pela boca e pelo nariz. A monitoração é constante

No local, há câmeras com sistema infravermelho que permitem gravar e visualizar as imagens no escuro, observando se a pessoa vira muito de um lado para o outro na cama, o movimento das pernas e dos braços. Há ainda um sistema de transmissão de som no quarto, possibilitando que o técnico ouça e identifique se a pessoa emite algum ruído, como ronco.

O que é a polissonografia?

Dra. Tatiana: A polissonografia é um exame que avalia o padrão de sono habitual das pessoas. O exame consiste no registro de atividades fisiológicas (e eventualmente patológicas) do organismo durante a noite, a fim de registrar os estágios e os ciclos de sono.

Quais elementos constituem a polissonografia?

Dra. Tatiana: São vários. Eles incluem: atividade elétrica cerebral (eletroencefalograma), movimento dos olhos (eletro-oculograma), atividade de diversos músculos (eletromiograma), batimentos cardíacos (eletrocardiograma), respiração, ronco e posição do corpo na cama (normalmente monitorados por microfones e uma câmera de infravermelho que permite visualizar o paciente dormindo, mesmo no escuro).

Como é feito o exame?

Dra. Tatiana: Esse exame é feito por meio de eletrodos e sensores que são colocados na superfície da pele, normalmente com fita adesiva especialmente desenvolvida para não causar alergias. São utilizados aparelhos computadorizados que permitem o preciso armazenamento de dados e a posterior análise do sono.

Por que o exame é realizado à noite?

Dra. Tatiana: Para que o sono estudado seja o mais próximo possível do sono que o individuo apresenta, o exame é realizado à noite, horário em que a maioria das pessoas costuma dormir.

Quanto tempo dura o exame?

Dra. Tatiana: Normalmente a polissonografia dura o tempo em que o indivíduo permanecer dormindo, o que significa, em média, 8 horas. Algumas pessoas dormem mais ou menos do que isso, razão pela qual um determinado exame poderá durar mais ou menos tempo.

Existe algum cuidado ou preparo que deva ser feito antes do exame?

Dra. Tatiana: Sim. Algumas recomendações, como evitar café, refrigerantes e bebidas alcoólicas antes do exame, e trazer roupa confortável para dormir, podem ajudar à execução mais fácil e confortável do procedimento.

Existe alguma contraindicação à realização da polissonografia?

Dra. Tatiana: Pode-se dizer que, de uma forma geral o exame não tem contraindicações. A polissonografia é um exame simples, realizado há várias décadas ao redor do mundo e há mais de 20 anos no Brasil. Não existe dor e os riscos são inexistentes.

Em que a polissonografia pode ajudar uma pessoa com insônia?

Dra. Tatiana: Muitas pessoas descobrem, através desse exame, sintomas de deficiência do sono que desconheciam. Normalmente medidas simples de tratamento são  suficientes para a cura e uma melhor qualidade de vida.

Onde o exame é realizado?
Dra. Tatiana: Em um apartamento confortável na Santa Casa de Itapeva.

A Santa Casa já fez convênio com alguns planos, entre eles o Santa Saúde. Consulte sua operadora. O exame também pode ser feito em caráter particular. Se você tem problemas relacionados ao sono, converse com seu médico sobre a Polissonografia. Informações: (15) 3521-9500 – ramal 9595.

Fonte: Instituto do sono