HomeNotíciasReleasesLimpeza em grande escala

Limpeza em grande escala

A rotina hospitalar exige cuidados de limpeza específicos e equipes atuando 24 horas para garantir bons resultados

Surgem os primeiros raios de sol e, enquanto a cidade acorda, a rotina da Santa Casa de Itapeva já segue a todo vapor. Às sete da manhã, a turma da Zeladoria que trabalhou durante toda a madrugada para manter a limpeza e a organização do hospital deixa seu turno para dar lugar a uma nova equipe. E essa rotina segue durante as 24 horas do dia.

Usando uniforme de calça bege, camiseta branca, cabelos presos num laço, lá estão as mulheres da limpeza, trabalhando nos bastidores e andando pelos corredores do hospital com seus modernos carrinhos de coleta. Algumas apressadas apertam o passo para dar conta de fazer brilhar cada canto. Outras, muito atenciosas, são também fontes de informação para os visitantes que circulam pelos corredores, instruindo os caminhos por onde eles devem seguir.

E o trabalho não para. São 67 funcionários que se revezam 24 horas para manter todos os setores limpos e prontos para acolher pacientes e colaboradores. “Em média circulam 1000 pessoas diariamente pela Santa Casa, entre funcionários, pacientes, acompanhantes e visitantes. Manter a limpeza e a higiene do hospital é fundamental para que possamos manter a qualidade do nosso atendimento”, explica a gerente da Zeladoria, Cleuza Maria do Amaral (foto).

Na pesquisa de satisfação realizada internamente na Santa Casa a limpeza é um dos quesitos elogiado pelos pacientes, com cerca de 92,87% de aprovação. “A rotina da limpeza de um hospital é bem diferente do que eu imaginava. Temos que fazer tudo com muita precisão, eficiência e rapidez.”, conta Adriana Pinheiro, uma das mais novas funcionárias da Zeladoria.

A agilidade na limpeza hospitalar é um quesito muito importante para atender bem aos pacientes. “Nossa taxa de ocupação é sempre alta. Precisamos deixar o quarto muito limpo em pouco tempo para poder receber outro paciente. O método utilizado se assemelha ao de um hotel, porém ainda mais rigoroso no que diz respeito à higienização”, completa a governanta da Hotelaria, Gabriela Oliveira.  Esse processo também inclui a roupa de cama e as vestimentas utilizadas pelos pacientes e profissionais do Centro Cirúrgico e UTI. Essa higienização é outra tarefa que exige uma logística perfeita da equipe, além de cuidados essenciais, como a escolha certa de produtos que preservem as fibras dos tecidos e também vise o consumo consciente de energia.

E assim segue a rotina do batalhão de limpeza da Santa Casa de Itapeva, uma equipe que trabalha nos bastidores, mas que é fundamental para o acolhimento e assistência aos nossos pacientes.

Assessoria de Comunicação da Santa Casa de Misericórdia de Itapeva

Jornalista Responsável: Claudia de La Rua – MTB 34.796