HomeNotíciasReleasesOncologia: tratamento para o câncer será realizado na Santa Casa de Itapeva

Oncologia: tratamento para o câncer será realizado na Santa Casa de Itapeva

Em breve, a Santa Casa de Itapeva passará a oferecer tratamento para pacientes com câncer dos 15 municípios que compõe a região Sudoeste Paulista. A Unidade de Oncologia receberá da Secretaria Estadual de Saúde um repasse para custeio mensal, podendo, com isso, realizar consultas ambulatoriais, cirurgias oncológicas, quimioterapia e serviços auxiliares de diagnóstico e tratamento. No último sábado, 6 de abril, o governador Geraldo Alckmin esteve na Santa Casa e assinou o convênio que garante o repasse de verbas para a construção do prédio que abrigará a unidade de Oncologia.

A instalação da unidade foi um compromisso assumido pelo governador Geraldo Alckmin em outubro de 2011, durante o Governo Presente e fruto de uma grande batalha do Deputado Estadual Dr. Ulysses Tassinari, que sempre teve a Oncologia como principal bandeira de sua gestão. O deputado conta que sempre teve confiança no governador, que é médico. “Sabia que o Alckmin iria se sensibilizar com o nosso pedido para montar a unidade oncológica na região porque hoje os pacientes com câncer precisam viajar até 300 quilômetros para fazer o tratamento”, afirmou Dr. Ulysses.

O superintendente da Santa Casa, Aristeu de Almeida Camargo Filho, explica que o projeto da Oncologia no Hospital terá duas etapas. “A primeira fase, que estamos chamando de intermediária, será para custear os atendimentos dos pacientes oncológicos de toda a nossa região, cuja verba será repassada pelo Estado. Agora, assinamos um termo aditivo para receber recursos na ordem de R$ 7 milhões para a construção de um novo espaço físico com toda estrutura e equipamentos necessários para a Unidade de Oncologia na Santa Casa. Teremos um período estimado de 18 meses para a conclusão dessa etapa”.

O controle do atendimento será realizado pela Diretoria Regional de Saúde de Sorocaba (DRS 16). “Faremos reuniões com a DRS 16 para organizar o agendamento. Os pacientes deverão ser informados pela Central de Regulação de cada município, que fará os encaminhamentos ao serviço da Santa Casa”, diz Aristeu, que também destacou o trabalho do deputado Dr. Ulysses nessa conquista. “Nada disso teria acontecido se não tivéssemos o trabalho essencial e louvável do Dr. Ulysses, como deputado estadual. Nós também nos preparamos para chegar a esse momento histórico. Uma conquista para toda a região sudoeste”.

A oncologia da Santa Casa já tem alvará de funcionamento, equipe médica contratada e toda a estrutura de recursos humanos disponível. Com a ampliação do atendimento, o Hospital precisará obter credenciamento junto ao Ministério da Saúde. “No momento em que o Ministério da Saúde credenciar a Santa Casa, o Estado deixará de transferir os recursos de custeio, passando à esfera federal, com a apresentação mensal das faturas dos serviços prestados e definidos pela contratualização”, explicou o superintendente da Santa Casa.

A Santa Casa de Itapeva é referência em média e alta complexidade. Mais de 10 mil atendimentos são realizados por mês em urgência e emergência, clínica geral, pediatria, ginecologia e obstetrícia, ortopedia, neurologia, radiologia, UTI adulto, UTI Neonatal, hemodiálise, cirurgias e exames. E, agora, informa à população sobre essa mais nova conquista para a região. A Santa Casa solidifica a cada ano o seu compromisso de tornar-se um hospital de excelência, atuando nos procedimentos de maior complexidade com níveis aceitáveis de resolutividade.