Notícias

HomeNotíciasReleasesAME Itapeva investe em tecnologia e amplia a qualidade dos serviços de oftalmologia

AME Itapeva investe em tecnologia e amplia a qualidade dos serviços de oftalmologia

AME Itapeva investe em tecnologia e amplia a qualidade dos serviços de oftalmologia

O recém-adquirido equipamento de angiofluoresceinografia aumenta significativamente a qualidade e a complexidade dos serviços ofertados à comunidade

 O Ambulatório Médico de Itapeva (AME Itapeva) acaba de adquirir um novo equipamento de angiofluoresceinografia, que aumenta a qualidade dos serviços ofertados atualmente. Retinografia e angiofluoresceinografia são exames para detecção de patologias do segmento posterior do olho, como retina, vítreo, coróide e nervo óptico.

Segundo o médico oftalmologista Renato Segarra Arca, médico especialista pela Escola Paulista de Medicina, e que atende no AME Itapeva desde o início de 2012, “o exame é solicitado para os pacientes com patologias de segmento posterior, como as retinopatias diabéticas e hipertensivas. Com a aquisição deste aparelho, em conjunto com o laser para fotocoagulação de retina, o AME Itapeva estará preparado para conduzir os casos de retinopatias diabéticas e hipertensivas, bem como suas complicações como edemas e sangramentos, deixando apenas os casos cirúrgicos para o encaminhamento a hospitais que realizam procedimentos de retina”, explica.

O novo aparelho para retinografia e angiofluoresceinografia adquirido pelo AME Itapeva é de última geração, com digitalização em tempo real das imagens. “Os pacientes encaminhados ao AME Itapeva, quando portadores de doenças de base, como hipertensão arterial e diabetes, frequentemente apresentam patologias de retina. Creio que a oftalmologia do AME muda de status com essa aquisição, pois aumenta significativamente a qualidade e a complexidade dos serviços ofertados à comunidade”, completa Dr. Renato.

Segundo a coordenadora médica do ambulatório, Dra. Carla Romagnoli de Arruda, o AME Itapeva tornou-se uma referência em oftalmologia para a região. “Esse é um dos motivos que nos fez buscar a ampliação da complexidade dos serviços ofertados, uma vez que temos uma demanda bastante reprimida nessa área, a qual não tem sido suprida pelos outros serviços de referência. Hoje atendemos cerca de 1.200 pacientes por mês em oftalmologia e, a partir de agora, conseguiremos realizar estes procedimentos em tempo hábil de evitar sérias complicações, decorrentes do enorme tempo de espera, como, por exemplo, a cegueira”, explica.