Notícias

HomeNotíciasReleasesCentro de Estudos da Santa Casa discute sobre transfusão de sangue

Centro de Estudos da Santa Casa discute sobre transfusão de sangue

Centro de Estudos da Santa Casa discute sobre transfusão de sangue

O Centro de Estudos da Santa Casa de Itapeva recebeu, na última semana, a hematologista Dra. Soraya Zamperlini Jorge, para ministrar palestra sobre Indicadores dos Hemocomponentes. A especialista, da cidade de Ourinhos, costuma trocar experiências com os profissionais que atuam na Santa Casa orientando-os sobre as condutas médicas relacionadas à transfusão de sangue e outros assuntos relacionados à hematologia.

“É uma satisfação estar conversando, agora pessoalmente, com profissionais com quem sempre compartilho informações sobre casos clínicos”, comentou a Dra. Soraya. Estiveram presentes na palestra médicos do Corpo Clínico e da equipe de Enfermagem da Santa Casa, além de médicos de Buri.

Como funciona o Banco de Sangue

No serviço de hemoterapia ocorre a coleta, o armazenamento, processamento, fracionamento e aplicação do sangue. O trabalho da hemoterapia é regido por normas legais e técnicas rigorosas, com constante fiscalização do Ministério da Saúde.

O Banco de Sangue mantém a qualidade sorológica (sorologia do sangue é a pesquisa através de exames laboratoriais de doenças passíveis de serem transmitidas pelo sangue). Os exames buscam detectar doença de chagas, sífilis, AIDS, Hepatite B e C, malária.

O sangue coletado é identificado por etiquetas com número que acompanham o material desde a coleta até a transfusão, com um registro detalhado de todos os procedimentos; e, ao mesmo tempo, se coleta a amostra para os exames laboratoriais, a sorologia.

O melhor tipo de doação é aquela feita pela própria pessoa quando programa realizar algum procedimento cirúrgico e deixa em estoque para alguma necessidade. Porém, o sangue que salva a vida é aquele que está na geladeira, examinado, classificado, preparado, pronto para o uso. Frequentemente, o Banco de Sangue se depara com baixo estoque. Por esse motivo, a doação voluntária é de extrema importância para toda a sociedade.

Assessoria de Comunicação da Santa Casa de Misericórdia de Itapeva

Jornalista Responsável: Claudia de La Rua – MTB 34.796