HomeNotíciasReleasesProjeto Gestão Maternidade

Projeto Gestão Maternidade

Entre os preparativos para a espera do bebê está também a preocupação com a hora do parto. A Santa Casa de Itapeva desenvolve um projeto denominado Gestão Maternidade, que visa melhorias para esse setor.

A Enfermeira Fabiana Cruz, responsável pela Gestão Maternidade, conta sobre o assunto.

Imprensa: O que é esse Projeto?

Fabiana: Iniciamos a Gestão Maternidade em 2008, em parceria com a Fehosp, o Hospital Samaritano de São Paulo e o CEALAG, que é um Centro de Estudos também de São Paulo. Na época, devido aos altos índices de mortalidade infantil na região sudoeste paulista, a Santa Casa de Itapeva recebeu esse projeto com muita satisfação.  Tivemos o auxílio e a orientação de pessoas especializadas no assunto, que trouxeram uma nova proposta de gestão, apontando a necessidade de mudança de paradigma de toda equipe multiprofissional.

Imprensa: Qual o objetivo da Gestão maternidade?

Fabiana: São bem pontuais. Um deles é diminuir o índice de parto cesárea. Para isso, implantamos métodos de análise de prontuários, feitos por uma comissão formada por médicos e enfermeiros obstetras, pediatras, e outros profissionais que atuam no hospital. Os números nos mostram que tivemos sucesso nessa ação. Em 2010, fechamos o ano com uma média de 61% de parto cesárea, já neste ano – até o mês de outubro – tivemos 50% de parto cesárea e 50% de parto normal. Esse é um resultado muito bom e está melhorando passo a passo.

Imprensa: Na prática, como funciona o projeto?

Fabiana: Desde o início do Projeto da Gestão Maternidade temos reuniões periódicas com a equipe da assistência materno-infantil, onde os profissionais expõem as dificuldades e barreiras para o bom andamento do trabalho, então tudo é discutido em conjunto com um consultor da Cealag e, assim, tomamos decisões para cada caso. No decorrer do ano, os profissionais têm à disposição treinamentos e educação continuada, com base nas necessidades de aperfeiçoamento da equipe, sempre procurando a sua atualização e aprimoramento.

Imprensa: As mães puderam sentir o reflexo desse novo sistema de gestão?

Fabiana: Sim. Foram feitas adequações nas instalações físicas, melhorando a estrutura, os fluxos e os processos assistenciais. Hoje, as gestantes em trabalho de parto são acompanhadas o tempo todo por uma enfermeira obstetra, além do médico. Elas também fazem exercícios de fisioterapia para o alívio das dores da contração e o banho terapêutico, que ajuda a relaxar.

Também foi implantado o relatório de alta médica. Ao receber alta do hospital, a mãe e o bebê, moradoras de Itapeva, saem com consulta médica agendada com o Ginecologista e o Pediatra das Unidades Básicas de Saúde. Já as de outros municípios são orientadas a retornar a Unidade de origem. Nesse relatório é descrito todo o tratamento terapêutico recebido durante sua estada na Santa Casa.

Além disso, a gestante pode optar pela presença de um acompanhante, alguém de sua confiança que permaneça com ela em todo o trabalho de parto, deixando-a mais tranquila e segura nesse momento tão especial.

Imprensa: Então, existem diversos profissionais acompanhando esse projeto?

Fabiana: Esse processo requer um esforço de toda equipe da Santa Casa. Afinal, essa gestante precisa ser orientada quanto aos benefícios do parto natural, quando na verdade isso deveria ocorrer desde o pré-natal. Muitas vezes essa gestante que chega ao hospital e quer fazer cesárea porque não foi bem orientada quanto aos benefícios do parto natural, que são vários.

Imprensa: Então esse projeto incentiva as mães a terem parto natural?

Fabiana: Nós salientamos as vantagens do parto natural, que permite à mãe uma recuperação muito mais rápida e tranqüila, além de diminuir os riscos de infecção e o tempo de internação. A mãe tem um contato mais rápido com o bebê, aumentando o vínculo materno, que muito importante.

De qualquer forma, nossa mensagem é para que a gestante converse muito com o seu médico obstetra durante o pré-natal, tire todas as dúvidas, e juntos escolham o melhor tipo de parto de acordo com a evolução da gravidez.

Assessoria de Comunicação da Santa Casa de Misericórdia de Itapeva
Jornalista Responsável: Claudia de La Rua – MTB 34.796