HomeNotíciasReleasesSANTA CASA DE ITAPEVA PARTICIPA DO PROADI

SANTA CASA DE ITAPEVA PARTICIPA DO PROADI

PROGRAMA BUSCA IMPLANTAR MELHORIAS NO SUS POR MEIO TRANSFERÊNCIA DE EXPERTISE ENTRE HOSPITAIS

Para contribuir com o aperfeiçoamento do SUS, o Ministério da Saúde lançou, em 2008, o PROADI-SUS (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde), um programa inovador pelo qual instituições hospitalares, sem fins lucrativos, passaram a desenvolver projetos utilizando as suas competências para qualificar e desenvolver o SUS em todo o Brasil.

A Santa Casa de Itapeva está participando pela segunda vez do PROADI-SUS, denominado “Saúde em Nossas Mãos: Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil”, que visa a transferência de expertise entre hospitais, que compartilham cases de projetos de educação, pesquisa, avaliação de tecnologias, gestão e assistência especializada voltados ao fortalecimento e à qualificação do SUS em todo o Brasil.

Participam do PROADI-SUS seis instituições certificadas pelo Ministério da Saúde, como Entidades Beneficentes de Assistência Social na Área da Saúde (CEBAS): Hospital Alemão Oswaldo Cruz; Hcor; Hospital Israelita Albert Einstein; Hospital Moinhos de Vento; Hospital Sírio-Libanês; BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo.

Na Santa Casa de Itapeva o PROADI está acompanhando a gestão da Unidade de Terapia Intensiva – UTI Adulto, por meio de uma equipe de profissionais da Beneficência Portuguesa (BP). A proposta é implementar e/ou aprimorar o desempenho na Segurança do Paciente por meio da aplicação de diretrizes de práticas seguras para prevenção de infecção primária da corrente sanguínea associada ao uso de cateter venoso central (IPCS-CVC), infecção em trato urinário associado ao uso de cateter vesical de demora (ITU-AC), pneumonia associada à ventilação mecânica (PAV) e da higienização das mãos. Para isso, a equipe da UTI é acompanhada, instruída e treinada pela equipe da BP, que analisa dados e indicadores, propondo soluções de melhoria.

Para o superintendente da Santa Casa, Aristeu de Almeida Camargo Filho, participar de um programa desse nível é de grande importância para o Hospital. “No PROADI contatamos com o conhecimento de profissionais de grande conhecimento e experiência. É uma oportunidade para que a nossa equipe aprenda e se aperfeiçoe com os protocolos já testados e aprovados nos melhores hospitais do país”, conclui.