HomeNotíciasReleasesSantas Casas farão paralisação de atendimentos eletivos do SUS, no dia 8 de abril

INFORME À POPULAÇÃO

Em 08 de abril, as Santas Casas, hospitais e entidades beneficentes, farão em todo o país, um Ato de Mobilização Nacional para alertar a sociedade de que os atuais valores praticados pelos serviços prestados ao Sistema Único de Saúde (SUS) estão defasados e inadequados para cobrir todos os custos gerados aos prestadores de serviços. Essa ação faz parte do movimento “Tabela SUS, Reajuste Já”, apoiado integralmente pela Santa Casa de Itapeva.

O Ato prevê o bloqueio, no dia 8 de abril, do agendamento de procedimentos eletivos. São considerados procedimentos eletivos todos aqueles realizados com data e horário marcado, devido ao seu caráter preventivo e não de urgência, sejam eles cirurgias ou exames. Nessa data, não haverá interrupção nos atendimentos de urgências e emergências, considerados primordiais para que a população não sofra desassistência generalizada.

A principal reivindicação desse movimento é o reajuste de 100% para os procedimentos de média e baixa complexidade da Tabela SUS e mobilizar a opinião pública para que a defasagem da tabela, que impõe severas dívidas às instituições, seja revista com urgência.

É importante que o usuário do SUS conheça a realidade enfrentada pelas Santas Casas: a maioria dos seus hospitais utiliza mais de 90% da capacidade no atendimento gratuito, embora a legislação exija apenas 60%. Hoje, algumas já fecharam as portas e muitas estão diminuindo o número de atendimentos para o SUS como forma de diminuir o prejuízo operacional. Quando um hospital deixa de atender um paciente do SUS não o faz porque não é vantajoso, mas sim por não ter mais condições financeiras de prestar tal atendimento. Atualmente, a cada R$ 100,00 gastos na assistência pública, apenas R$ 65,00 são ressarcidos pelo governo.

Essa situação está se tornando insustentável. E, para que esses prestadores de serviço não fechem as portas e interrompam seus serviços, é preciso tomar uma atitude agora. A Administração e a Diretoria da Santa Casa, juntamente com seus colaboradores, trabalham diuturnamente para driblar as dificuldades financeiras e tentar andar na contramão da crise vivenciada pela maioria dos hospitais em todo o país. Apoiamos o movimento Tabela do SUS – Reajuste Já, que faz reivindicações consideradas básicas e indispensáveis junto aos governos estadual e federal, vislumbrando o início de uma recuperação financeira e o reajuste de 100% da tabela atualmente praticada pelo SUS.

É por isso que pedimos o seu apoio e compreensão. Enquanto cidadãos, nós também podemos fazer a nossa parte cobrando o poder público para que medidas emergenciais sejam tomadas, além de compreender o papel da Santa Casa, que é mera prestadora de serviço ao município: uma instituição filantrópica que depende de verbas do SUS para oferecer atendimento gratuito e de qualidade, um direito de qualquer cidadão.

SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE ITAPEVA

PROVEDOR AUGUSTO RIOS CARNEIRO